47ª festa das Marocas vem em formato de Festival

programação marocas 2016 (2) 

Quando se aproxima julho, Belo Jardim já sabe o que esperar, só que este ano a tão esperada Festa das Marocas vai se unir a um tradicional evento e ainda abrir espaço para a produção independente em um segundo evento. Serão três produções acontecendo entre 7 e 12 de Julho em Belo Jardim: O Festival de Música Clássica Virtuosi, a segunda edição do Tabacaria do Mago apresenta, evento direcionado a produção independente que envolve produtores e músicos Belojardinense, além da típica Festa das Marocas, com suas atrações, café da manhã e quadrilha Soró Sereno.

Começando na quinta-feira (7) com a tradicional quadrilha Soró Sereno que toma as ruas da cidade em um cortejo que sai do bairro Santo Antônio, da Rua Custódio Ferreira Mergulhão e este ano, terá o término e apresentação da quadrilha na Rua Floriano Peixoto, no centro da cidade. Já na sexta, os festejos começam às 5h da manhã, na Avenida Siqueira Campos, com o Café da Manhã das Marocas que reúnem bacamarteiros e trio pé de serra, além de apresentação de quadrilhas em uma folia recheada por muita comida e pessoas que acordam cedo para deliciar-se, seja nas comidas típicas ou na música, ou até mesmo, nos dois. A noite, o Pátio de Eventos Nivaldo Jatobá recebe as bandas Voadores do Forró, Vilões do Forró e os belo-jardineses do grupo Ferro e Fogo.

O sábado é a vez de relembrar o forró das antigas do grupo Calcinha Preta, além da prata da casa Pegada Top e o grupo Solteirões do Forró. No domingo a festa começa mais cedo, às 17h da tarde com a apresentação da quadrilha Chapéu de Couro que se apresenta antes dos shows

com o Rei do Forró Alcymar Monteiro, também sobem ao palco os belo-jardinenses do grupo Chapéu de Couro e completando a noite, a Festa das Marocas envolve o sertanejo com a dupla Amigos Sertanejos.

 A segunda será marcada pela diversidade tão presente na Festa das Marocas com as apresentações de Gabriel Diniz e Vumbora, além do forró pé de serra do grupo Sela de Aço, que este ano, tem em seu show a presença da belojardinense Alexia Morenato e do Patrimônio Vivo de Belo Jardim, Galego da Tapera. No último dia da festa, as Marocas se despede com a dupla sertaneja de São Bento do Una Carinne e Cibelle, além do já tradicional na Festa das Marocas, Trio e banda Asas da América, que se apresentam no Pátio de Eventos Nivaldo Jatobá.

Percorrendo os mais diversificados estilos do forró, abrindo espaço para as bandas da cidade e ciente da crise hídrica e econômica pelas quais Belo Jardim enfrenta, a Festa das Marocas toma forma incorporando a diversidade sem abrir mão de sua tradição, em um formato que ainda abre espaço para outros segmentos musicais envolvendo a música alternativa e independente também produzida em Belo Jardim, contemplando ainda outros segmentos da cultura como a literatura e as artes visuais.

Inserindo o Festival Virtuosi, famoso em cidades como Garanhuns e Gravatá que aporta Belo Jardim pela segunda vez com uma programação extensa composta por atrações da região e músicos do curso de Licenciatura em música do IFPE- Campus Belo Jardim. Colocando uma dose de música clássica aos cinco dias de forró que movimentam a cidade, principalmente a sua economia através do comércio e rede hoteleira, assim como aqueles que comercializam comidas e bebidas durante a festa.

Esta 47ª edição da Festa das Marocas é uma realização da Prefeitura Municipal de Belo Jardim, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos que acontece com toda programação gratuita e com apoio do Governo do Estado e Empetur, com patrocínio da Bradesco, Fábrica Palmeiron e Pitú. Também com apoio da Secretaria de Cultura, o II Virtuosi Belo Jardim acontece em parceria com o Instituto Conceição Moura, assim como a Tabacaria do Mago apresenta, realizada pelo Coletivo Pé de Algaroba em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Belo Jardim.

II VIRTUOSI BELO JARDIM

 Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, com direção musical do maestro Rafael Garcia, o II Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 07 e 10 de julho na Igreja Matriz da cidade com entrada gratuita. A segunda edição do festival concentra-se principalmente na realização de master classes para instrumentistas de sopros. Mais de 50 jovens trompetistas, trombonistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram para estas atividades.

Seis concertos estão programados para essa segunda edição do festival, que tem início no dia 07 às 20h na Igreja Matriz com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia, apresentando um programa com obras de Vivaldi, Albinoni, Glazunov, Baermann e Maestro Duda. Na sexta (08), às 17h acontece a apresentação da Banda de Música do IFPE e às 20h o evento destaca um programa de música de câmara com a participação do Trio de Palhetas da OSB.

No sábado (09), às 20h é a vez do grupo UniRio Metais, formado por  professores da UNIRIO e UFRJ. No encerramento no domingo (10), às 11h, a banda formada por instrumentistas durante o festival executa um concerto inédito sob a direção do Maestro Rafael Garcia e às 17h a Big Band do IFPE fecha as atividades do festival.

O II Virtuosi de Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim, Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim e CEPE.

TABACARIA DO MAGO APRESENTA

“Tabacaria do Mago apresenta” é uma atividade desenvolvida pelo coletivo cultural Pé de Algaroba e consiste na promoção e execução de apresentações culturais de artistas belo-jardinenses e/ou pernambucanos no Parque do Bambu, em Belo Jardim-PE. Após o sucesso da primeira edição realizada durante a Festa das Marocas do ano passado, o evento retorna este ano com uma programação que acontecerá nas primeiras três noites (8 a 10 de Julho) envolvendo Artes Visuais, Cultura Popular, Literatura e Música.