Posicionamento da Compesa sobre a greve deflagrada pela categoria

compesa

Em face do movimento grevista iniciado hoje pelos empregados da COMPESA, a Empresa vem a público esclarecer o seguinte:

A COMPESA foi surpreendida pelo fato de a categoria profissional haver decidido pela paralisação dos serviços, uma vez que ainda estava em curso o processo negocial. Após seis reuniões ocorridas diretamente entre Empresa e Sindicato e outras quatro rodadas de negociação intermediadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), os pontos remanescentes de controvérsia haviam sido sensivelmente reduzidos, pelo que se tinha expectativa de obter solução negociada.

A despeito da grave crise econômica que vêm afetando o País, o Estado de Pernambuco e,  também a COMPESA, bem como da crise hídrica no âmbito estadual que se prolonga há mais de 4 anos, sendo considera a pior dos últimos 50 anos, implicando severa redução dos valores arrecadados, inclusive por força de significativo aumento da inadimplência, a Companhia fez grande esforço para que lhe fosse possível sinalizar para a viabilidade de solução proposta pelo mediador do Ministério Público do Trabalho. Contudo, a categoria houve por bem abandonar o processo negocial e iniciar um movimento de paralisação de serviços por tempo indeterminado a partir de hoje.

A Empresa informa que já ingressou com medida judicial junto ao Tribunal Regional do Trabalho para instauração do dissídio coletivo de trabalho.

A COMPESA reafirma seu propósito de chegar a um rápido entendimento com a categoria, expressando sua disponibilidade para o diálogo, ao qual jamais se negou. Esperamos igualmente que o sindicato e a categoria respeitem os limites definidos na Lei de Greve para que os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário permaneçam sendo prestados de forma adequada à população.

A DIRETORIA