Bandidos explodem caixas e danificam banco em Bom Jardim.

Um dia depois da ação ousada no prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional, na Avenida Agamenon Magalhães, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, bandidos especializados em explosão de caixas eletrônicos agiram novamente. Desta vez, a investida aconteceu no Banco do Brasil de Bom Jardim, no Agreste, distante 104 quilômetros da capital pernambucana.

Por volta das 2h30, 10 ladrões fortemente armados invadiram a agência, no Centro da cidade, nas imediações da área da tradicional feira do municípío. Eles explodiram dois caixas. Com o impacto, os demais terminais da unidade foram danificados. De acordo com a  Polícia Militar, o banco ficou bastante destruído.

Antes de colocar os explosivos nos terminais, os assaltantes efetuaram disparos de arma de fogo. No momento da ação, feirantes se preparavam para o trabalho e ficaram muito assustados. A agência de Bom Jardim vinha sendo usada por alguns clientes de outras cidades que tiveram bancos invadidos por bandidos nos últimos meses, como Limoeiro e Orobó.

Segundo a PM, o gerente da agência de Bom Jardim informou que não havia muito dinheiro nos terminais, uma vez que nos primeiros dias de cada mês ocorre o pagamento de servidores públicos do município. O crime na cidade é mais um praticado em um município da região.

Assaltos na região
No dia 12 de julho, o alvo foi uma agência do Banco do Brasil de Orobó. Os ladrões atiraram em prédios públicos, como destacamento da PM.

Um dia antes, quatro assaltantes foram mortos depois de um confronto com a PM, em Buenos Aires. Eles tinham invadido uma agência, no Centro.  Na fuga, os suspeitos usaram um táxi e acabaram surpreendidos pela polícia.

No dia 9 do mesmo mês, o alvo do o Banco do Brasil de Feira Nova. De acordo com a Polícia Militar, os ladrões estavam armados com fuzis e metralhadoras. A ação aconteceu pouco antes das 4h. Segundo a polícia, aproximadamente dez homens estavam num ponto estratégico no Centro da cidade e metralharam o carro da Polícia Militar.

A explosão deixou moradores assustados. Os bandidos conseguiram fugir e ainda não há informações sobre o paradeiro. Segundo testemunhas, a agência ficou destruída depois da explosão.

No dia 5 de julho Bandidos invadiram, por volta das 2h, a agência do Banco do Brasil e arrombaram dois caixas eletrônicos, em João Alfredo. Na fuga, dispararam contra viatura da PM. A agência ficou bastante danificada. Em maio, uma quadrilha arrombou os caixas no Banco do Brasil em Limoeiro.

Muita ousadia
Na madrugada de terça-feira (2), ladrões explodiram um terminal de autoatendimento no prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região. O imóvel fica localizado na Avenida Agamenon Magalhães, no Espinheiro, Zona Norte do no Recife.

De acordo com o 13º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, a investida ocorreu às 4h30. Moradores da região informaram que houve um barulho muito forte. E, em seguida, foi possível ouvir uma sequência de tiros, inclusive de armas de grosso calibre, como metralhadoras e fuzis. No local, foram encontradas várias cápsulas.

A explosão provocou muitos danos. Na fachada do edifício da Procuradoria  Regional, os vidros ficaram quebrados. Parte do gesso do teto caiu.Também houve destruição das vidraças da guarita. No prédio, trabalham servidores públicos federais que atuam nas cobranças de dívidas que pessoas e empresas contraíram com a União.

Na fuga, os bandidos atiraram em policiais que estavam passando pela Agamenon Magalhães. No chão, havia muitas cápsulas de balas. Foram pelo menos sete minutos de muita confusão na área.

Depois da ação dos bandidos, houve pânico na região. Duas motos bateram no viaduto da Avenida João de Barros. Uma delas se chocou com a mureta de proteção e caiu. O piloto, que ficou ferido, foi levado a um hospital da capital pernambucana. O elevado ficou interditado até o início da manhã.

Um dos carros usados pelos bandidos foi abandonado na Rua do Cupim, nas Graças, também na Zona Norte do Recife.

Policiais militares foram para o local. A pista local da Agamenon, no sentido Olinda-Boa Viagem, foi interditada enquanto polícia e peritos realizavam o trabalho no edifício. O trânsito na área ficou bastante complicado. Para tentar amenizar o problema, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU) mobilizou duas duplas de orientadores e uma viatura.

Como o imóvel é de um órgão público da União, caberá aos agentes federais a tarefa de fazer as investigações. De acordo com peritos do Instituto de Criminalística, da Polícia Científica de Pernambuco, o cenário encontrado no local foi de total destruição. Havia cédulas espalhadas perto do caixa que foi explodido. Até momento, ninguém foi preso.

Últimos casos
No sábado (30), a Região Metropolitana do Recife foi cenário de um arrombamento de caixas eletrônicos em instituição bancária. A investida aconteceu na agência do Banco do Brasil localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda.

Os criminosos utilizaram um maçarico para realizar o arrombamento, mas a Polícia Civil ainda não sabe quantas pessoas participaram da investida. O caso foi registrado na Central de Flagrantes, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. De acordo com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, o arrombamento foi feito em um terminal da agência. A quantia de dinheiro levada pelos bandidos não foi revelada.

Na quarta-feira (27), bandidos assaltaram unidade do Santander de Afogados, na Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Militar, em uma ação rápida, quatro homens entraram no estabelecimento e renderam várias pessoas.

Os ladrões levaram dinheiro da instituição financeira, duas armas e coletes balísticos dos vigilantes, além de objetos e celulares de clientes. O assalto ocorreu pouco depois do meio-dia. Os ladrões chegaram à agência, na Rua Motocolombó, em um Gol vermelho. Eles recolheram os objetos e não efetuaram disparos. Não houve vítimas.

Na quinta (28), bandidos usaram maçarico para tentar abrir o compartimento de abastecimento de caixas eletrônicos da agência do Santander do Engenho do Meio, na Zona Oeste, perto da Sudene. Eles não conseguiram levar dinheiro e deixaram uma bolsa com equipamentos para praticar a ação criminosa.

Estatísticas
Em 2016, o uso de maçaricos em ações criminosas em bancos de Pernambuco se tornou um dos principais problemas enfrentados pela polícia. Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) revelam que, em um ano, cresceu 250% o número de furtos, ação em que os bandidos levam dinheiro com a agência vazia, sem ameaça a nenhum cliente ou funcionário.

Até junho de 2016, foram registradas 14 ocorrências. Em 2015, também entre os meses de janeiro e junho, o poder público contabilizou quatro casos. A SDS também informou que, no mesmo período, houve grande crescimento do uso de maçaricos para abrir caixas eletrônicos. O índice aumentou 325% em relação a 2015.

Fonte: G1 Caruaru