Mooh Tech lança projeto piloto‘Sempre Alerta’ em Belo Jardim

Equioe Mooh

Cidade é a primeira de Pernambuco a implantar a inovação que atuará no controle da segurança pública

O crescimento das cidades brasileiras e o controle da segurança pública são fatores inversamente proporcionais que marcam presença nas pautas públicas do país. Em Pernambuco, o cenário segue a linha nacionalonde andar despreocupado pelas ruas é algo que não faz mais parte do cotidiano da maioria da população.

Dentro desse cenário de modernidade acelerada, a tecnologia começa a ser utilizada pelas prefeituras do interior do Estado no estabelecimento de redes integradas de monitoramento urbano. São as chamadas cidades inteligentes, que contam com sistemas tecnológicos capazes de dar mais agilidade aos processos e maior segurança para os cidadãos.

Visando implementar este conceito, a Mooh Tech – fábrica de softwares que foca em levar o conceito de cidades inteligentes para capitais e municípios do interior – lança a plataforma Sempre Alerta em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (8), às 10h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Na ocasião será apresentado o projeto piloto que entrará em funcionamento na cidade no dia seguinte, na terça (09). Estarão compondo a mesa o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça; e os sócios-fundadores da Mooh Tech: o administrador de empresasEverton Cruz e o designer e arquiteto Henrique Mafra. Para o evento foram convidados representantes estratégicos de escolas, polícia, secretarias, prefeituras, cidadãos e imprensa.

Segundo o idealizador do Sempre Alerta, João Mendonça, a existência dos grupos públicos de WhatsApp utilizados para precaver moradores de atos de violência nas cidades serviu como base para criar um aplicativo mais eficaz. ”Esses grupos são pouco eficientes, porque os cidadãos não os utilizam para falar exclusivamente sobre as ocorrências. Isso faz com que a comunicação perca o foco. A partir deste dado, a Mooh Tech criou uma ferramenta que foca em auxiliar asforças de segurança do Estado de Pernambuco”, explica.

De acordo com o administrador de empresas e sócio da Mooh Tech, Everton Cruz, a partir de agorao objetivo é consolidar a fase de testes do aplicativo para depois lançar versões que implementem novas funcionalidades e serviços à plataforma e ao app. “Após a consolidação do projeto em Belo Jardim, queremos levar a inovação para outras cidades de Pernambuco e formar o maior número de cidades inteligentes possíveis. Queremos, também, fazer do Estado referência nacional”, revela. “No Agreste já estamos com quase 90% das cidades fechadas”, conclui.

Com o lançamento, os moradores da cidade farão uso de equipamentos de vigilância eletrônica como uma alternativa para aumentar também a eficiência da polícia no combate e prevenção de crimes, otimizando o investimento em segurança pública.Qualquer pessoa pode ter acesso ao “Sempre Alerta”. É só baixar o aplicativo no Smartphone ou Iphone e selecionar o “QTC”, espécie de Chat 190 para entrar em contato direto com a polícia local. O usuário pode alertar sobre atividades suspeitas, ocorrências de assaltos, furtos, entre outros.

A localização é feita de forma imediata através do GPS do aparelho e o alerta pode ser realizado por mensagens de texto, imagens ou vídeo, de forma bastante semelhante a outros populares aplicativos de trocas de mensagens. Instantaneamente, a central recebe o alerta e repassa para as unidades destacadas que, por sua vez, podem averiguar a ocorrência.

A tecnologia está redefinindo a infraestrutura das chamadas cidade segura. “Os avanços tecnológicos estão mudando a arquitetura das relações polícia-sociedade em todo o mundo. Novos modos de supervisão, seja por meio de entidades de segurança pública e/ou cidadãos, estão transformando radicalmente a forma como o policiamento é realizado.

Em breve, o Sempre Alerta contará com novos serviços de segurança, como o Alerta Mulher e o Encontre o Celular,todos em processo de integração com a Defesa Civil, Bombeiros, Órgãos de Trânsito, Secretaria de Defesa Social (SDS) e Coordenação da Polícia Científica (CIODS), entre outros.

Serviço:

Lançamento do aplicativo ‘Sempre Alerta’

Onde: auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Belo Jardim

Quando: Segunda-feira (8), às 10h