Morre aos 90 anos o cirurgião plástico Ivo Pitanguy.

Mais famoso cirurgião plástico do Brasil, o mineiro Ivo Pitanguy morreu na tarde deste sábado (6), aos 90 anos, no Rio de Janeiro. O corpo do médico será velado às 13h, no Memorial do Carmo. A cerimônia, no entanto, será restrita a familiares e amigos. Às 18h, o corpo de Ivo será cremado.

O cirurgião estava em sua casa, na Gávea – zona sul da capital carioca -, quando sofreu uma parada cardíaca, às 17h30. Em junho, Ivo foi internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, para trocar um cateter. Após o procedimento, ele teve uma infecção e precisou voltar à unidade de saúde.

Mesmo com a saúde debilitada, o médico carregou a tocha olímpica na manhã da última sexta-feira (5/8). De cadeira de rodas, o mineiro transportou o símbolo dos Jogos Olímpicos na Rua Dona Mariana, também em Botafogo, onde fica a sua clínica.

O médico mineiro Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy ficou reconhecido mundialmente como uma das principais autoridades em cirurgia plástica. Formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Faculdade Nacional de Medicina, hoje pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pitanguy iniciou sua formação na cirurgia plástica no fim dos anos 1940, quando foi cirurgião residente do Serviço do Professor John Longacre, no Bethesda Hospital, em Cincinatti, nos Estados Unidos. Ele criou o serviço de queimados da Santa Casa de Misericórdia oferecendo cirurgias reparadoras aos pacientes. Pitanguy também se destacou como escritor, vindo a se tornar membro da Academia Brasileira de Letras com mais de 900 livros publicados. Ele deixa a esposa Marilu, quatro filhos e cinco netos.

Fonte: Diário de Pernambuco