MUTIRÃO PARA SERVIÇOS DE ESGOTO É REALIZADO NO BAIRRO DAS GRAÇAS

Foto 1 (1) Foto 2 (1) Foto 3A partir desta noite, o bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, receberá as ações do Plano de 100 Dias do programa Cidade Saneada, a PPP do Saneamento, em execução pela Compesa e pelo parceiro privado, a Foz. Será realizado um mutirão de limpeza e desobstrução das tubulações e redes coletoras de esgoto. A ação será iniciada no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Avenida Agamenon Magalhaes. Nas áreas onde não há pontos de obstrução, com extravasamento de esgoto, a companhia irá atuar com intervenções de caráter preventivo. As equipes irão atuar todos os dias, no período das 22h até às 5h, período de menor movimento nas vias.

A meta é garantir o pleno funcionamento do sistema de esgoto que atende ao bairro das Graças, eliminando os extravasamentos em vias públicas. Esses serviços estão ocorrendo em outras áreas da Região Metropolitana do Recife onde a Compesa já opera sistemas de esgotamento sanitário. Os trabalhos no bairro das Graças irão durar até o próximo dia 18 e serão sempre realizados no período da noite/madrugada para causar o menor impacto possível no trânsito.

Além do mutirão, as equipes irão atuar na inspeção das caixas de gordura dos estabelecimentos comerciais do bairro e no combate às ligações irregulares no sistema de galerias de águas pluviais, práticas essas danosas aos sistemas de esgoto. No caso do sistema de drenagem, as galerias não têm infraestrutura adequada para receber esgoto. Além do risco ambiental, a prática também pode entupir as galerias e contribuir para o alagamento durante o período chuvoso. O segundo ponto: as caixas de gordura. A não utilização delas (ou falta de manutenção) por parte dos estabelecimentos comerciais também prejudicam o pleno funcionamento das redes de esgoto. As duas práticas causam  prejuízos não apenas à Compesa, mas principalmente à população, pois as redes coletoras ficam sobrecarregadas e obstruídas, favorecendo o extravasamento de esgoto pelas ruas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *