Governo federal avalia volta do horário de verão para reduzir consumo de energia no país
Novas discussões sobre o horário de verão voltaram a surgir nesta quarta-feira (11) no governo federal. Durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que está sendo feita uma avaliação sobre a volta do horário especial, que pode ser uma alternativa para reduzir o consumo de energia elétrica no país.
Além de Alckmin, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo estuda internamente se a volta do horário de verão traria benefícios para a economia de energia.
O horário de verão foi um sistema criado para reduzir o consumo de energia elétrica durante o verão. Quando estava vigente, a população tinha que adiantar os relógios em uma hora a partir da meia-noite do primeiro dia e voltar para o horário normal à meia-noite do último dia.
O horário de verão foi extinto durante o governo Bolsonaro, com a justificativa que a medida não estava gerando a economia desejada.