Mendonça convoca ministro para explicar espionagem

 

O deputado federal Mendonça Filho (DEM) entrou ontem (3) com requerimento para convocar o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Carvalho Siqueira, e o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Wilson Roberto Trezza, a prestarem esclarecimentos na Câmara Federal sobre as denúncias de que a presidente Dilma Rousseff (PT) e seus principais assessores teriam sido alvo de espionagem por parte da agência norte-americana de segurança.

“Diante da gravidade dos fatos, que colocam em cheque a soberania do país, é imprescindível o governo explicar as medidas, as políticas e os investimentos em segurança da informação adotados para assegurar o respeito e o cumprimento das garantias constitucionais”, justificou Mendonça.

De acordo com o deputado, é inaceitável qualquer espionagem em cima da vida de pessoas ou autoridades de um país, como a denunciada pela imprensa, e que atinge diretamente a presidente Dilma Rousseff. O democrata, no entanto, ressalta que essa prática lamentável existe e todo país que preza pela sua soberania desenvolve ações de segurança visando assegurar o sigilo das comunicações de dados, o direito à privacidade e à inviolabilidade das comunicações das pessoas e, principalmente, das autoridades.

Mendonça apresentou dois requerimentos pedindo para que as autoridades citadas sejam ouvidos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Caso os requerimentos sejam aprovados, a Câmara Federal deve realizar sessão conjunta das duas comissões.

  Escrito por Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *