Temer convida governadores para reunião em Brasília nesta quarta-feira

Paulo-Câmara-_-foto-Wagner-Ramos-Sei

Para assinar os acordos de cooperação sobre o Plano Nacional de Segurança Pública, o presidente Michel Temer convidou os 27 governadores para uma reunião em Brasília na próxima quarta-feira (18).

O de Pernambuco, Paulo Câmara, que administra um sistema penitenciário considerado “explosivo” por juízes e promotores que atuam na área, confirmou presença no evento.

Nesta terça-feira (17), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, vai se reunir com os secretários estaduais de segurança pública para tratar do mesmo problema, que se agravou no final de semana após a matança ocorrida num presídio de Natal.

O Plano Nacional de Segurança Pública foi anunciado pelo ministro após as matanças que ocorreram em penitenciárias de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), deixando um saldo de mais de 100 mortos.

Consta do Plano a construção de cinco presídios federais e um deles será reivindicado para o Estado de Pernambuco pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.

O pedido de Jungmann, anunciado hoje (16), no Recife, foi alvo de críticas pelo promotor da Vara das Execuções Penais, Marcellus Ugiette, para quem a construção de um presídio federal em Pernambuco não vai resolver o grave problema da superpopulação carcerária no Estado.

Para o promotor, o problema é muito mais sério e exige uma série de outras providências, a começar pela desativação do presídio Aníbal Bruno, no bairro do Curado, no Recife, que está completamente superado.

Fonte: Inaldo Sampaio.