Exposição em cartaz em Belo Jardim traz o cotidiano de Comunidade Quilombola

barro branco

A mostra “Barro Branco, Terra de Preto” apresenta aproximadamente 60 fotografias e pode ser conferida gratuitamente no Sesc da cidade

O cotidiano, a organização social e as divisões do trabalho da Comunidade Quilombola do Barro Branco, localizada no Agreste pernambucano, compõem o tema de exposição em cartaz no Sesc Ler Belo Jardim. A mostra “Barro Branco, Terra de Preto”, que reafirma a importância da identidade negra, traz aproximadamente 60 fotografias captadas por câmeras analógicas. Entre as obras em destaque, o público poderá conferir gratuitamente a série “Contos que Encantam”, abordando a ancestralidade local.

Os trabalhos possuem a assinatura dos integrantes do curso de Antropologia Visual do Sesc, com a curadoria de Rodrigo Novais e André Legey. “É muito gratificante quando podemos apresentar o resultado de um trabalho desenvolvido com o nosso suporte de estrutura e de conhecimento”, explica a gerente da unidade, Adriana Perboire A preservação da história e de suas tradições são recortes presentes em cada registro que formam a exposição fotográfica, que traz características reproduzidas hoje por câmeras digitais. A visitação pode ser realizada até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, até as 17h.

Foi em 2016, durante o andamento do curso de Antropologia que surgiu a ideia de montar a mostra. “Fatores como a proximidade geográfica com a cidade de Belo Jardim e a luta pelo reconhecimento da Comunidade Quilombola foram pontos para a escolha do tema de pesquisa simbólica tanto nas artes como na cultura”, afirma o supervisor de Cultura do Sesc Ler Belo Jardim, Juvêncio Amâncio.

A exposição segue a proposta do projeto Caminhos de Mariane, que está na sua 4ª edição e tem como foco a etnografia visual afro-brasileiro, apresentando ao público as particularidades culturais e nas intervenções arquitetônicas.

Serviço:

Exposição Barro Branco, Terra de Preto

Local: Sesc Ler Belo Jardim – Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n°, Cohab II

Visitação: segunda a sexta-feira, até as 17h

Informações: (81) 3726.1576

Entrada gratuita