PF vê indícios de crime em gastos da chapa Dilma-Temer

54918220_BrasiliaBSBPA07-09-2015PAA-presidente-Dilma-Rousseff

A Polícia Federal encontrou irregularidades em pagamentos realizados pela chapa da ex-presidente Dilma Rousseff e de seu vice Michel Temer a três gráficas na campanha eleitoral de 2014. O relatório referente às buscas solicitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral foi enviado na semana passada para a Corte, no âmbito da ação que pede a cassação da chapa, e teve seu conteúdo divulgado nesta terça-feira pela GloboNews.

A polícia afirma que há elementos que permitem concluir que parte dos valores oficialmente apresentados como pagamentos às gráficas “não foi, de fato, direcionada a essa atividade”. Segundo a PF, parte do dinheiro, declarado como verba de campanha, foi desviado para pessoas físicas e jurídicas “em benefício próprio ou de terceiros”. O relatório também aponta indícios de que possa haver repercussão na esfera criminal, pelo uso de pessoas interpostas para finalidades como ocultação de bens e valores.

Em dezembro, os agentes visitaram empresas subcontratadas por gráficas que, segundo as investigações já realizadas, não teriam prestado os serviços contratados. Os principais alvos foram, na ocasião, a Rede Seg Gráfica, VTPB Serviços Gráficos e a Focal Confecção e Comunicação. O objetivo era verificar se as empresas tinham capacidade operacional para entregar os produtos. Segundo os investigadores, elas não conseguem provar a realização dos serviços.

Fonte: Magno Martins.