Ministros veem atrito de Gilmar com Cármen Lúcia

download

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) entenderam o pedido de vista feita hoje por Gilmar Mendes como uma demonstração de contrariedade com a presidente da corte, Cármen Lúcia.

Ela marcou para hoje a continuidade do julgamento a respeito dos critérios para os ocupantes da linha sucessória da Presidência da República. Marcou no mesmo dia e hora em que o Senado fazia a eleição para escolher o sucessor de Renan Calheiros (PMDB-AL) no comando da Casa.

Se o julgamento tivesse terminado hoje, a depender do resultado, Renan sofreria um constrangimento ou poderia até ser impedido de presidir a sessão para a escolha do sucessor. Há possibilidade de prevalecer o entendimento de que um réu num STF não pode assumir interinamente a Presidência nem continuar no posto de comando de um poder da República.

Nos bastidores, ministros dizem que Gilmar Mendes avaliou que Cármen Lúcia quis fazer uma manobra política para ficar bem na foto perante a opinião pública. Daí ter pedido vista e adiado eventual conflito com Renan.

Fonte: Magno Martins.