Grupo armado explode bancos e aterroriza praia de Porto de Galinhas

4473fc9d75181d1dae95ae476305d810

A onda de explosões a bancos em Pernambuco chegou a um dos principais pontos turísticos do Estado, a praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul. Durante a madrugada desta sexta-feira (3), uma quadrilha invadiu as agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, localizadas no centro da cidade.

De acordo com testemunhas, os criminosos usaram armas de grosso calibre e atiraram contra vários imóveis, como a delegacia, que fica ao lado das agências, lojas, hotéis e pousadas. Moradores e turistas ficaram presos na parte da areia da praia, o único lugar evitado pelos bandidos.

A quadrilha, formada por cerca de 20 homens, arrombou caixas eletrônicos e colocou fogo em terminais de autoatendimento. No Banco do Brasil, eles explodiram os caixas eletrônicos e levaram dinheiro. Nas Caixa Econômica Federal, o alvo foi o cofre da agência.

De acordo com a polícia, os bandidos fugiram em dois carros após a ação, que durou cerca de 30 minutos.

Insegurança

O último levantamento do Sindicato dos Bancários de Pernambuco apontou que no ano de 2016 o número de investidas contra agências bancárias no estado aumentou. Ao todo foram registradas 346 investidas, sendo 250 com arrombamentos e explosões, em 56 municípios.

Na madrugada da última quarta-feira (1), dois bancos foram arrombados e tiveram caixas eletrônicos explodidos na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco. A primeira investida aconteceu na cidade de Camutanga, na Mata Norte, em uma agência do Bradesco. A segunda foi na cidade de Bonito, no Agreste pernambucano, onde os bandidos explodiram o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. De acordo com testemunhas, o grupo estava armado com fuzis e atirou contra o destacamento da Polícia Militar.

Ponto turístico

A praia de Porto de Galinhas, que fica no município de Ipojuca, a cerca de 50 quilômetros do Recife, é o principal ponto turístico do Litoral Sul de Pernambuco. A diversidade do lugar, a beleza do manguezal, a areia branca e água cristalina, com temperaturas médias de 28 graus, atrai centenas de turistas em toda época do ano.

Durante a ação criminosa, a praia estava repleta de turistas. Os bancos, que ficam na área central do balneário, são cercados de pousadas e feiras livres. Nesse período de férias e Verão é bastante comum o fluxo de pessoas até altas horas da madrugada, como no horário em que a quadrilha invadiu a cidade, por volta das 2h30. Apesar do susto, ninguém ficou ferido ou foi feito refém.

eb2ef877b89567dca9d2496596220e72

90c554a1926b6b7a7a1ad660390388a8

Fonte: TV Jornal.