Instituições financeiras apresentam linhas de crédito para empresários do Agreste

fiepeRepresentantes de três das principais instituições de fomento disponíveis para o empresariado pernambucano participam do Café Econômico da FIEPE, no próximo dia 12, na Unidade Regional Agreste, em Caruaru, a partir das 18h. Na ocasião, serão apresentadas informações sobre linhas de crédito, taxa de juros e condições financeiras diferenciadas oferecidas pelo BNDES, BNB e Agência de Fomento do Estado de Pernambuco. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (81) 3722-5667 ou por e-mail:regional.agreste@fiepe.org.br.


SENAI oferece oportunidade de qualificação para moradores de Jataúba

Estão abertas até esta sexta-feira (06) as inscrições para curso gratuito de auxiliar de recursos humanos (30 vagas) em Jataúba, no Agreste do Estado. A capacitação é oferecida pelo SENAI, através do programa Novos Talentos, uma parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). Interessados devem se inscrever no site da STQE – http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao.

Podem participar do curso jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, e que tenham o Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Após a inscrição no site, as matrículas deverão ser feitas presencialmente, entre os dias 16 e 17 de setembro, nos locais indicados no edital. Será necessário que o candidato apresente o comprovante da pré-inscrição. O início da capacitação está previsto para o dia 23 de setembro.


Pesquisa do SESI alerta para a saúde do trabalhador

Pesquisa do Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE), lançada esta semana, revela dados alarmantes sobre os hábitos alimentares, o estilo de vida e a saúde dos trabalhadores pernambucanos. Segundo o estudo, realizado com mais de três mil industriários de 20 empresas locais, 53% dos operários estão obesos ou com excesso de peso, quase 14% são fumantes e 91,4% não praticam atividades físicas em quantidade suficiente para beneficiar a saúde. Um quadro que acende a luz vermelha não só para os trabalhadores, mas também para as empresas.

"Afastamentos e faltas dos trabalhadores ocasionados por doenças rebatem negativamente na produtividade das organizações. Então, investir em ações que promovam a saúde e o bem estar do funcionário, além de valorizar o trabalhador, contribui para a competitividade das empresas", destaca o diretor regional do SESI e presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real, lembrando que é compromisso da entidade oferecer às organizações soluções que promovam a saúde e a qualidade de vida dos industriários.

Prevenção – Em todo o Estado, empresas têm investido em programas de melhoria da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores como forma de prevenir doenças e afastamentos entre os colaboradores. Uma dela é a Gerdau que, desde agosto, conta com um profissional de nutrição do SESI dentro da organização para disseminar hábitos alimentares mais saudáveis entre os operários. "A ginástica laboral também é um bom caminho e costuma fazer sucesso entre os funcionários", indica a nutricionista do SESI Vera Thomas, lembrando que os hábitos repassados nas empresas costuma ser levado também para o convívio familiar, multiplicando o número de beneficiados.


SENAI lança edital de seleção dos cursos técnicos para 2014

Começam nesta sexta-feira (06) as inscrições para a seleção dos cursos técnicos gratuitos do SENAI Pernambuco. Para 2014, serão oferecidas 1.466 vagas para as escolas do Recife, Região Metropolitana e interior do Estado, em 17 diferentes cursos. Entre as novidades deste certame estão o lançamento dos cursos de Mecânica e Fabricação Mecânica. A inscrição custa R$ 20 reais e pode ser feita nos sites www.mrvc.net/senai ou www.pe.senai.br até 22 de setembro. As provas acontecerão no dia 17 de novembro.

A seleção terá duas modalidades: Modalidade Concomitante – Manhã e Tarde, para estudantes que estiverem cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2014, e tiverem entre 16 e 22 anos no ato da matrícula; e a Modalidade Subsequente – Noite para qualquer candidato que tenha o Ensino Médio completo. As oportunidades são para as Escolas SENAI de Santo Amaro, Água Fria, Areias, Cabo e Paulista, na Região Metropolitana; SENAI Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, localizadas no Agreste; e ainda a Escola Técnica SENAI Petrolina, no Sertão.

Os interessados podem tentar vagas nos cursos de Técnico em Administração, Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Produção de Moda, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Vestuário e Segurança do Trabalho. Os cursos de Mecânica, Fabricação Mecânica e Soldagem, que não estavam no edital 2013, terão carga horária de 1.200 horas/aula e serão ministrados nas Escolas Técnicas SENAI Santo Amaro e Cabo.


FIEPE inicia segunda fase da proposta de política industrial do Estado

A FIEPE dá início, nesta sexta-feira (06), à segunda fase do projeto de criação de uma política industrial para Pernambuco. Depois de realizar um circuito de debates com empresários de todo o Estado para coletar informações sobre as demandas locais, a entidade começa agora a elaborar o documento com propostas de desenvolvimento para o setor. A iniciativa, pioneira no Nordeste, analisa os obstáculos sofridos pelas indústrias com o intuito de criar – e sugerir ao Governo do Estado – propostas de políticas públicas que possam solucioná-las.

O documento com as contribuições do empresariado será entregue à diretoria da FIEPE, no dia 10 de outubro para avaliação. "Depois disso, faremos os retoques indicados e levaremos em mãos ao governador Eduardo Campos", explica o coordenador do projeto, o economista Júlio Becher. O presidente da entidade, Jorge Côrte Real afirma que "o projeto demonstra o compromisso da Federação com a continuidade do ciclo virtuoso da indústria pernambucana".

Política – O documento com as propostas para a política industrial do Estado que a FIEPE produz tem consultoria da empresa Ceplan e acompanhamento da economista e professora Tânia Bacelar. O material enfoca questões como: articulação entre as indústrias existentes no Estado e novos empreendimentos, melhoria da infraestrutura; aumento da qualificação da mão de obra e apoio ao empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *