Condepe/Fidem investe R$ 145 mil em Tecnologia da Informação

Dentro da meta de Modernização Institucional, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, instalou dois servidores de rede web,  trabalhando de forma espelhada. O objetivo é ampliar o volume de armazenamento de dados, e, com isto, melhorar o desempenho das equipes, aumentando a produtividade e, ainda, garantir maior segurança na informação prestada. Também já está em processo de analise orçamentária, a migração da rede de cabeamento por um sistema de wi-fi, que vai atender às duas casas nas quais a entidade funciona.

O investimento na aquisição dos dois servidores mais software de backup foi de R$ 145 mil. Os recursos são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, parceiro da Agência Condepe/Fidem na execução do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape.  O chefe do Núcleo de Informática Rogério Santana explica que o equipamento, além de possibilitar esta reestruturação na Tecnologia da Informação (TI) de toda a entidade, vai atender ao programa, que necessita de servidores com capacidade grande de armazenamento, devido a amplitude de informações que vai comportar o Sistema de Informações Geográficas (SIG) do território (ação 3.3).

Santana comenta que o servidor web é um computador similar aos demais, “mas, contém instalado nele um sistema operacional com funções especificas, de acordo com a solicitação do usuário”. O software adquirido para o backup automático foi o SOS Back enterprise que é voltado para realizar cópias de segurança dos dados com confiabilidade e facilidade, por meio da criação de volumes de backup em fita utilizando automação (library ou autoloader), entre outros. Outro software adquirido foi o R2 do Windows Server 2012. Os equipamentos foram instalados pela Cooptec Soluções em TI Ltda, vencedora de um certame licitatório e funcionam na sede da Agência Condepe/Fidem, na rua das Ninfas, mas o atendimento é extensiva a outra casa da entidade, na rua Barão de São Borja.  A aparelhagem têm a garantia de três anos.

Rogério Santana cita entre as vantagens da realização de investimentos na área de TI, que os gestores podem acompanhar os processos e atividades das instituições e analisar com mais facilidade os resultados, incluindo a perfomance das equipes e o cumprimento dos prazos, “assim eles conseguem otimizar o tempo. No caso da Agência Condepe/Fidem, a aquisição dos equipamentos veio a preencher as necessidades do mercado informacional inerentes a demanda do processo decisório de planejamento do governo, uma das missões da entidade”, destaca o gestor.