Acordo do governo promete levar conexão banda larga ao interior de PE

Foto: Humberto Pradera

Com o objetivo de expandir o alcance das redes digitais para Ensino e Pesquisa em Pernambuco, foi firmado nessa quarta-feira (8) pelo governador Paulo Câmara junto ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab um Acordo de Cooperação Técnica. Integrado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o projeto pretende levar conexão de internet banda larga de 1 a 10 Gigabytes para instituições de ensino e pesquisa da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do Estado, sendo Pernambuco o primeiro a ser contemplado.

Na reunião, Câmara defendeu o pionerismo da iniciativa. “Pernambuco é o primeiro Estado da Federação a fazer essa parceria com o Ministério. É muito importante porque vai possibilitar a expansão da rede, chegando a cantos que precisam de comunicação, da agilidade da Internet”, comentou Paulo Câmara.

Benefício

Segundo ele, áreas como ciência, tecnologia e educação terão um grande benefício com o acordo assinado nessa quarta. ““É uma grande parceria em favor do Brasil, em favor do futuro. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações dá um expressiva contribuição a Pernambuco, ao nos escolher como o primeiro Estado a implantar essa nova rede de banda larga”, declarou o governador.

No encontro, a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo também alertou sobre a importância dessa iniciativa. “Trata-se de Pernambuco participar, num momento muito decisivo, desse projeto-piloto da RNP, em parcerias com o setor privado, com o sistema elétrico, permitindo disseminar a banda larga em todo o interior do Estado de Pernambuco”, afirmou.

Fonte: JC.