Birra de Renan pode atrapalhar reforma da Previdência

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), vem dando sinais de insatisfação com o governo Temer e tem poder de fogo para atrapalhar a tramitação da reforma da Previdência — e até para, eventualmente, modificar a proposta original.

Na semana passada, Renan disse que essa proposta era “exagerada”. Ontem, alfinetou o discurso do presidente da República no Dia Internacional da Mulher, considerando a fala “infeliz”, e afirmou que o PSDB e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso em Curitiba, disputam cargos na administração Temer.

Renan mantém forte influência na bancada do PMDB. As críticas dele a Temer e ao governo são sinais de alerta. Há uma disputa por espaço no governo entre alas do PMDB da Câmara e do Senado. Deputados que foram aliados de Eduardo Cunha passaram a atirar publicamente no presidente do PMDB, o senador Romero Jucá (RR), que também é o líder do governo no Senado.

Apontar a influência de Eduardo Cunha em nomeações para o governo é dar corda à tese de que o ex-presidente da Câmara tem munição para complicar a vida do presidente da República. Temer e Renan sempre tiveram relação instável _ora distante, ora próxima. A atual fase é de turbulências à vista.

Fonte: Magno Martins.