Vandalismo deixa dois municípios do Agreste sem água por 24 horas

Os habitantes das cidades de Gravatá e Chã Grande, no agreste do Estado, foram afetados por duas ações de vandalismo, ocorridas na madrugada da última quarta-feira (8). Isso porque a Adutora de Amaraji que abastece os dois municípios foi atacada, deixando os moradores sem o fornecimento de água por 24 horas. A tubulação, situada em um trecho próximo a localidade de Sítio Vertentes, em Chã Grande, foi danificada com pedras. 

Já na tarde dessa quinta-feira durante o conserto da tubulação, outro ataque foi registrado, desta vez a cerca de 400 metros do local do vazamento. A depredação foi feita em um dispositivo que contra a saída de ar da adutora, o que gerou mais um estouramento no sistema.

Três vezes em 15 dias

Essa é a terceira vez que a Adutora de Amaraji é alvo de vandalismo nos últimos 15 dias. Segundo informações de Ricardo Malta, gerente de Unidade de Negócio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) quem mais sofre com isso são as pessoas. “Com a seca e escassez de chuvas, aumenta o número de furtos de água na adutora. A maior prejudicada é a população, pois compromete o cumprimento do calendário de abastecimento previsto nas cidades”, informou o gerente. Ele também afirmou que o objetivo do furto foi de abastecer açudes e barreiros em propriedades próximas à adutora.

Os vazamentos foram consertados pela Compesa e o fornecimento está sendo restabelecido. Um Boletim de Ocorrência foi feito pela Companhia na Delegacia de Chã Grande, responsável pela investigação. A Polícia foi acionada para conter a ação de vândalos. As propriedades beneficiadas com o furto foram identificadas.

Fonte: JC.