Motoristas do Uber protestam por segurança no Recife

Bobby Fabisak/JC Imagem

Motoristas do aplicativo Uber realizam uma carreata, na manhã desta terça-feira (14). Eles saíram da Avenida Mascarenhas de Morais, próximo ao Aeroporto, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, em direção à Rua do Lima, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife, buzinando, ao longo do caminho. A categoria pede mais segurança no cadastramento dos passageiros no aplicativo pois, segundo eles, desde que o Uber começou a funcionar no Estado, em março de 2016, sete condutores já foram mortos durante o trabalho.

Para ter mais segurança, os motoristas do Uber pedem a identificação dos carros, através de luzes de LED ou adesivo. “Tem que exigir a documentação do passageiro, igual faz com o motorista. E também a foto, pois muitas vezes é João quem pede o Uber, mas quem entra é Paulo”, relatou Gilmar Rodrigues, um dos organizadores do protesto. Gilmar acrescenta que os motoristas do aplicativo estão fazendo um mapeamento das áreas de risco para enviar ao Uber e não serem penalizados, caso recusem corridas para estes locais. 

A categoria saiu da Avenida Mascarenhas de Morais e passa, no momento, pela Avenida Conselheiro Aguiar. Em segunda, eles pretendem pegar o Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Cruz Cabugá, finalizando na Rua do Lima. No dia 10, motoristas do aplicativo já haviam realizado outro protesto. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) acompanham todo o trajeto da manifestação.

Mortes

No dia 4 deste mês, Rodrigo Paudarco Bahia, 32 anos, foi assassinado quando estava com o veículo estacionado na Avenida Central, em frente à Estação de Metrô da Mangueira, na Zona Oeste do Recife. Segundo a polícia, ele estava dentro do veículo, um Ágile, com um passageiro no banco de trás, quando um outro carro parou do lado e um homem já desceu atirando. Pelo menos 12 disparos foram efetuados. Rodrigo foi atingido por vários tiros e morreu no local. Já o passageiro do Uber, Cristiano Afonso Leonardo Sales, foi baleado e socorrido pela Polícia Militar para a UPA dos Torrões.

Na tarde do dia 9, Daniel da Silva Santos, 32, que além de condutor pelo aplicativo também cursava ciências contábeis, foi assassinado na rua Bernardino de Melo, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. O passageiro que ele transportava, Lucas Machado, 18, já cumpriu medida socioeducativa pelo crime de tráfico de drogas e havia acabado de receber liberdade.

No dia seguinte, outra morte na  subida da ladeira da UR-­01, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. Maycon Renan Duarte Brito, 28, que conduzia o carro, levou um tiro no pulmão. Moradores da área atestam que o alvo dos criminosos, dois homens que estavam numa moto, seria o passageiro do veículo, José Maurílio Queiroz Henrique, 32, ex ­presidiário, que ficou ferido.

Fonte: JC.