Moradores do Interior sofrem com agências do Banco do Brasil fechadas

47 agências do Banco do Brasil vítimas meses atrás da ação de criminosos no Interior de Pernambuco ainda não reabriram. O resultado disso é a população, prejudicada, precisando se deslocar até municípios vizinhos para fazer uma simples operação como saque de dinheiro.

A agência localizada em Riacho das Almas, no Agreste, por exemplo, foi alvo de bandidos em 3 de março de 2016. Na ocasião, o cofre da unidade foi explodido e a estrutura ficou comprometida. Porém, já se passou mais de um ano e a agência ainda não passou pelas reformas necessárias para a reabertura.

Nesta semana, o Banco do Brasil foi multado em R$ 4 milhões devido ao descumprimento da reabertura das agências. O repórter Giovani Gomes, da Rádio Jornal Caruaru, entrevistou a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, que considera a situação um absurdo e diz que os bancos só não reabrem “porque não querem”.

A situação também é complicada nas cidades vizinhas ao município de Pesqueira. O último caso na região aconteceu no mês de dezembro, em Poção, quando 15 homens explodiram o cofre de uma agência do Banco do Brasil. Depois do ataque, o local funciona apenas como posto de atendimento para a parte burocrática dos serviços. Moradores que precisam realizar saques e depósitos necessitam se deslocar até cidades próximas.

Agência dos Correios assaltada em Glória do Goitá

Na madrugada dessa quarta-feira (22), a agência dos Correios do município de Glória do Goitá, na Zona da Mata, foi invadida por criminosos não identificados, que roubaram uma quantia não revelada e conseguiram fugir. A Polícia Federal continua com os trabalhos de investigação e a agência não funcionou durante o dia de ontem.

Para completar, a unidade contava com uma demanda bem maior nos últimos dois meses porque também funcionava como posto de atendimento do Banco do Brasil, já que a agência localizada no município também está fechada por causa de um assalto.

Sertão

Os sertanejos também não ficaram de fora da situação de prejuízo. No mês de janeiro, a agência do Banco do Brasil localizada em Afrânio, no Sertão de São Francisco, foi alvo de criminosos e ainda não foi reaberta. Além dos transtornos para a população, a economia do município também foi afetada.

O comércio local tem sentido as vendas diminuindo, já que os moradores precisam se deslocar para obter dinheiro em cidades vizinhas e acabam consumindo por lá. Um ato chegou a ser realizado na cidade por comerciantes e moradores, que exigem uma atitude do Banco do Brasil.

Fonte: Rádio Jornal.