Assembleia homenageia líderes que combateram a Ditadura Militar

 
 



 

Mártires da luta contra a Ditadura Militar, Manoel Lisboa, Emmanuel Bezerra e Manuel Aleixo receberam homenagem in memoriam, nesta terça (dez de setembro), durante reunião solene na Assembleia. A iniciativa partiu do deputado Waldemar Borges, do PSB. Os três foram mortos pelo regime há 40 anos. 



Borges ressaltou a militância política dos mártires e lembrou que muitos até hoje são dados como desaparecidos. O deputado ressaltou que eles foram construtores, muitas vezes anônimos, de um País mais digno e democrático. 



Manoel Lisboa nasceu em Maceió, sendo um dos fundadores do Partido Comunista Revolucionário (PCR). Foi preso e torturado, morrendo em setembro de 1973 no Recife. Emannuel Bezerra nasceu no Rio Grande do Norte. Foi a principal liderança do Comitê Universitário do PCR no Estado. Preso e torturado, morreu em 1973, em São Paulo.



Já Manoel Aleixo nasceu em São Lourenço da Mata, na Mata Norte pernambucana. Acompanhou o ressurgimento das Ligas Camponesas no Estado e em 1967 entrou no PCR, partido em que militou até 1973, ano em que foi morto pela repressão. 



O presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa, Edival Nunes Cajá, falou em nome das famílias homenageadas. Para ele, a Casa faz uma justa homenagem não só aos três, mas a todos que resistiram à ditadura.



Alfredo Cavalcanti, a diretora do Centro Cultural Manoel Lisboa, Gilda de Sousa, e a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Jaboatão dos Guararapes, Nathália Lúcia, receberam placa alusiva à data representando, respectivamente, as famílias de Lisboa, Emmanuel e Aleixo. 



Ex-presos políticos e amigos dos líderes, como José Nivaldo Júnior, o vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz, Amparo Araújo, da Comissão Nacional de Mortos e de Desaparecidos Políticos, além do deputado estadual pela Paraíba Anísio Maia, deram depoimentos sobre o período ditatorial. (S.S.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *