Dia Mundial da Asma será comemorado nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 2, celebra-se o Dia Mundial da Asma, doença responsável por mais de 100 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde.

Para quem não sabe, o líder revolucionário argentino Che Guevara era portador dessa doença e teve crises gravíssimas em suas andanças por Cuba e países da América do Sul.

A asma se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas. Calcula-se que, no Brasil, 6,4 milhões de pessoas acima dos 18 anos sofram com esta doença, sendo que as principais vítimas são as mulheres.

Quarta principal causa de internações, como aponta a Sociedade Brasileira de Pneumologia, a asma não possui cura. Entretanto, hoje existem tratamentos que são capazes de amenizar os sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O pneumologista e professor da Unifesp, Oliver Nascimento, elaborou uma lista com 10 informações importantes para identificar, prevenir e tratar a doença. Ei-la:

1-Genética
A genética tem grande influência na asma e crianças de pais asmáticos possuem um risco maior de desenvolver a doença. Se um dos pais forem asmáticos, o risco é de 25%; se os dois tiverem o problema, a probabilidade sobe para 50%.

2-Idade
A asma afeta pessoas de todas as idades, mas geralmente começa na infância. Nos Estados Unidos, mais de 25 milhões de pessoas são conhecidas por terem asma. Cerca de 7 milhões são crianças.

3-Vilões
Um dos principais fatores que acarretam a asma são os ácaros, micro-organismos que se alimentam de pele descamada e que habitam carpetes, cortinas e travesseiros.

4-Cuidados
Cada tratamento é único. O tratamento da asma deve ser individualizado, ou seja, o que serve para um paciente pode não servir para outro.

5-Atividade física
Atividade física é fundamental para um estilo de vida saudável. A natação, por exemplo, ajuda no fortalecimento da musculatura respiratória. Já beber de dois a três litros de água por dia ajuda a fluidificar as secreções e facilita na sua eliminação.

6-Animais de estimação
Cuidado com os animais de estimação. Não é apenas o pelo que pode desencadear uma crise asmática. A descamação natural do animal, assim como sua saliva e urina são capazes de atuar como gatilhos para a doença.

7-Tabagismo
O tabagismo e o fumo passivo levam a piora dos sintomas. Ou seja, mesmo se o asmático não fumar, ele pode ser prejudicado pela fumaça expelida por outras pessoas.

8-Obesidade
Evidências epidemiológicas demonstram que a obesidade resulta em um risco elevado de se desenvolver a asma. Mesmo os níveis modestos de aumento de peso aumentam o risco da asma.

9-Vacinação
Proteja-se das infecções virais, como gripe e resfriado comum. Eles podem desencadear sintomas da asma. Lavar as mãos com frequência e manter a carteira de vacinação em dia podem ajudar no combate a infecções mais graves. A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas asmáticas, independente da idade.

10-Cura
A asma não tem cura, mas pode ser controlada a ponto de os seus portadores poderem levar uma vida normal.