Lula pretende reeditar em 2018 a mesma aliança de 2002

Em entrevista nesta quarta-feira (5) a uma emissora de rádio de Campina Grande (PB), o ex-presidente Luladeclarou que pretende lutar por uma aliança do PT com o PDT, o PSB e o PCdoB visando às eleições presidenciais do próximo ano.

Quando disputou a Presidência da República pela primeira vez em 1989, o PT se junto com o PSB e o PCdoB para formarem a “Frente Brasil Popular”. Um dos articuladores desta aliança foi o ex-governador Miguel Arraes, então filiado ao PMDB.

Segundo o ex-presidente, “é muito difícil hoje imaginar que se possa fazer a mesma aliança política que foi feita em 2010 (para eleger Dilma Rousseff), mas é muito complicado também imaginar que um partido sozinho tenha força eleitoral para ganhar as eleições”.

Ele voltou a admitir que poderá ser candidato em 2018, mas disse que sua candidatura ainda não está 100% definida. “Primeiro vamos ver se sou candidato, se o partido vai me lançar candidato, e depois vamos começar a conversar”, afirmou.

Sobre o fato de estar na iminência de saber qual a sentença do juiz Sérgio Moro no processo a que responde por suposta ocultação de patrimônio (o tríplex do Guarujá), Lula respondeu: “Eu já provei minha inocência e estou querendo agora que eles provem a minha culpa”.

A histórica aliança do PT com o PSB desfez-se em 2014 quando este último decidiu lançar candidato próprio (Marina Silva) à presidência da República contra a então presidente Dilma Rousseff.

Quanto ao PDT, em que pese o partido ter ficado ao lado de Dilma até o final, já tem seu candidato definido para 2018 que será o ex-ministro Ciro Gomes. O PCdoB continua atrelado ao PT e o PSB não sabe se deve refazer ou não sua aliança com os petistas.

fonte: Inaldo Sampaio