Definida a ordem dos desfiles do Grupo Especial no carnaval 2018

m sorteio realizado na noite deste sábado (15) definiu a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio em 2018. Serão 13 escolas nos dias 11 e 12 de fevereiro – uma a mais do que nos últimos anos, graças à decisão de não rebaixar nenhuma agremiação este ano, após os acidentes ocorridos nos desfiles da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca.

A abertura da festa na Marquês de Sapucaí, no domingo de carnaval, ficará por conta da Império Serrano, campeã da Série A em 2017, seguida por São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, Mangueira e a Mocidade Independente de Padre Miguel, atual campeã, junto com a Portela. Na segunda-feira desfilarão Unidos da Tijuca, Portela, União da Ilha, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor de Nilópolis.

Por decisão da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Império Serrano, Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca tiveram seus lugares no desfile previamente decididos. A Liesa já havia divulgado que a Tuiuti seria a última escola a desfilar no domingo, mas o regulamento do sorteio deixava em aberto a possibilidade de os presidentes das escolas negociarem a troca de ordem, dentro do mesmo dia de desfile – assim, a escola de São Cristóvão ficou com a quarta posição, cedendo o lugar para a Mocidade.