Adutora de Serro azul beneficiarà Belo Jardim

O governador Paulo Câmara, em despacho nesta quarta-feira (19) com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, autorizou a convocação de audiência pública para a apresentação aos pernambucanos do projeto de construção da adutora da barragem de Serro Azul, obra que irá garantir o abastecimento d’água de 10 municípios do Agreste.

O convite para a audiência pública será publicado nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial do Estado e num dos jornais de grande circulação. Ela se realizará no dia 4 de agosto, às 10h, na Escola Técnica Maria José Vasconcelos, Loteamento Santo Amaro II, na cidade de Bezerros.

“Estamos cumprindo mais uma etapa dessa importante obra que o nosso governo concluiu. E fazemos isso de maneira democrática, ouvindo e debatendo com a população. Serro Azul, além de proteger a população da Mata nos períodos chuvosos, vai abastecer a população do Agreste. É uma obra que vai mudar para melhor a vida das pessoas”, garantiu o governador.

A realização da audiência pública está prevista na Lei 8.666/93 como etapa inicial do processo licitatório para obras com valores superiores a R$ 150 milhões. A adutora será construída a partir da barragem de Serro Azul, em Palmares, e terá 68 Km de extensão, garantindo uma vazão de 500 litros de água por segundo.

Ela custará R$ 200 milhões, recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Serão atendidas as cidades de Bezerros, Gravatá, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. As obras deverão ser concluídas até março de 2019.

A barragem de Serro Azul foi iniciada na gestão Eduardo Campos e finalizada pelo governador Paulo Câmara. No início, sua finalidade era conter as águas do rio Uma, evitando enchentes em cidades da Mata Sul.

Porém, diante da crise hídrica que aflige parte de Pernambuco, motivada por sete anos consecutivos de seca, o governador Paulo Câmara decidiu aproveitar a barragem para abastecimento humano.