TERRA NOVA TEM LIMITES GEOGRÁFICOS REVISADOS COM CARTOGRAFIA DE ALTA PRECISÃO

O município de Terra Nova, no Sertão do São Francisco, é o primeiro de Pernambuco a ter os limites geográficos revisados a partir da fotointerpretação de imagens aéreas (ortofotos), que registram o território a cada 50 centímetros (50 cm) do solo e a partir da análise de dados 3D, processados do Perfilamento a Laser, que semelhante às ortofotos, recobrem todo o estado. O trabalho foi concluído no dia 31 de julho pela Agência Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, que coordena os trabalhos cartográficos no Estado, que desta forma retoma o seu protagonismo na produção de dados geográficos de alta qualidade e importância para a sociedade, o planejamento e a gestão territorial.  A entidade produziu a primeira cartografia digital no País, na escala cadastral de 1:1.000 (Projeto UNIBASE).

“Esses dados, oriundos do Projeto PE Tridimensional (que teve investimentos de R$ 21,5 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – Bird), quando analisados em softwares adequados de Geoprocessamento, permitem aos nossos técnicos identificarem inequivocamente elementos da morfologia e da paisagem que são recorrentes nas leis de criação dos municípios, tais como: a nascente do rio, o ponto mais alto, o leito do rio, a linha férrea e outros”, afirma o diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima.

Ainda segundo Maurílio Lima, a clareza e a precisão atingidas nos novos produtos cartográficos, antes só disponíveis para a RMR, agora são uniformes para todo o estado. “Isto deverá minimizar significativamente os embates e as dúvidas acerca dos limites municipais, beneficiando a todos (academia, gestores, legislativo, judiciário, sociedade civil organizada e a população como um todo)”, enfatiza o diretor.

Já o diretor de Sistematização e Disseminação de Informações da Condepe/Fidem, José Gleidson Dantas, salienta que o trabalho realizado para Terra Nova faz parte do projeto de modernização do Arquivo Gráfico Municipal (AGM), que desenvolve estudos técnicos detalhados sobre os limites geográficos de cada um dos municípios pernambucanos. O AGM é executado em convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cabendo à Agência Condepe/Fidem interpretar e especializar o que se encontra na lei, sobre a cartografia oficial.

“Nós estamos sistematizando e processando dados de ortofotos e de Modelos Digitais de Terreno (MDT) em softwares de geoprocessamento de última geração, para produzir informações geográficas que serão úteis não apenas para o AGM, mas para diversas outras atividades da Agência, como por exemplo: o Planejamento Regional, a Gestão do Uso do Solo e o Cadastro de Áreas Comprometidas com Intervenções – CACI”, afirmou Gleidson Dantas.

Também está prevista umacapacitação do corpo técnico da Agência Condepe/Fidem que trabalha com cartografia com o objetivo de ampliar os conhecimentos tanto com relação ao uso dos novos dados, quanto no conhecimento do software de geoprocessamento a ser utilizado para manipulá-los.

Gleidson Dantas afirmou, ainda, que a Agência Condepe/Fidem tem agora a tarefa de replicar este modelo na revisão dos limites municipais dos outros 183 municípios restantes, mais Fernando de Noronha. Os dados que forem sendo concluídos ficarão disponíveis na entidade para consulta da população. Já está em fase de estudo a disponibilização on line dos mapas do Sistema de Informações Geográficas – SIG, onde o usuário apenas clicará no município desejado para fazer o download do arquivoPDF que conterá o mapa político e dados básicos do município.