Festival de Violeiros de Surubim promete ser o melhor dos últimos anos

Rogério Meneses e Ivanildo Vilanova estão entre as atrações do Festival de Violeiros de Surubim (Foto: Reprodução/ YouTube)

Mantendo uma tradição que já chega aos 23 anos, o Festival de Violeiros de Surubim, reunirá no próximo dia 6 de setembro, os mais importantes representantes da poesia no Nordeste. Já confirmaram presença os poetas: Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Miro Pereira, Edvaldo Zuzu, Edmilson Ferreira, Antonio Lisboa, João Lourenço, Hipólito Moura, Raulino Silva, Severino Dionísio, Rogério Menezes e Luciano Leonel. A apresentação do encontro ficará a cargo de Felizardo Moura e como declamadores participarão Klébson Oliveira e Raudênio Lima.

Os organizadores do evento, Fernando Guerra e Nêgo do Mandurí, pretendiam na edição deste ano, trazer o repentista Geraldo Amâncio para reviver com Ivanildo Vilanova a mais famosa dupla de todos os tempos, responsável pela gravação de um dos melhores LP’s do gênero o “Violas de Ouro”. Geraldo já comunicou a impossibilidade de comparecer. Apesar da ausência do cearense, o festival promete ser o melhor entre os realizados na cidade, segundo Fernando Guerra. “Tivemos muitas dificuldades para levar esse projeto adiante. Pela primeira vez desde que o Festival de Violeiros passou a ser organizado por nós, o evento receberá integral apoio da municipalidade. Em todos os outros encontros de repentistas fazia-se necessário recorrer também ao empresariado e aos apologistas do repente para que fosse possível a sua realização. Outras doações como a do Sesc e da Pitu serão direcionadas à qualificação do festival”, afirma.

Nesses 23 anos de existência, o evento sempre trouxe inovações mantendo-se ao mesmo tempo fiel às origens. Para 2017, se avalia a possibilidade de inserir outros artistas da cultura popular mas sem descaracterizar o certame, informa a organização. “A gente prima pela qualidade. A escolha é cuidadosa entre os melhores da atualidade. Todos os anos procuramos inovar como uma atração nova, uma dupla nova, por exemplo. Talvez nesta edição, tenhamos a participação de uma dupla de emboladores, mas sem fugir das nossas raízes”, comenta Nêgo do Mandurí.

O Festival de Violeiros de Surubim será realizado na Rua João Batista e terá uma estrutura com palco, equipamento de som digital e cerca de 1.000 cadeiras para acomodar o público. Considerado um dos mais importantes do Estado, o encontro de repentistas foi criado na década de 1990 pelo então juiz de Direito de Surubim, Dr. Antônio Vasconcelos Silva. Após a transferência do magistrado para outra comarca, Fernando Guerra assumiu a organização do evento, sendo auxiliado posteriormente por Nêgo do Mandurí e Zito Barbosa, locutor de Vaquejada e poeta, falecido em 2013.