Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no Animacine em Pernambuco

Maurício Squarisi exibe o longa “Café, um dedo de Prosa” em Gravatá e ministra oficina de desenho animado para crianças e jovens com deficiência em Caruaru

 

Trailer de “Café, um Dedo de Prosa”: https://youtu.be/dDttpWyg4Cg

Este ano o 3º Animacine ganha contornos especiais. Além de homenagear os 100 anos de animação brasileira, o Festival de Animação do Agreste tem na programação a  inauguração do Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, em Gravatá, e homenageia também Otto Guerra e Maurício Squarisi, um dos diretores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Squarisi fará première do seu longa, Café, um dedo de Prosa, e vai ministrar oficina de desenho animado para crianças e jovens com deficiência em parceria com a APAE de Caruaru, reforçando a marca do festival em reforçar seu comprometimento com a inclusão em todas as edições.

Café, um dedo de Prosa

A exibição do longa “Café, um dedo de Prosa” será no dia 09/12, às 19h30, no Muca & Parque da Cidade, em Gravatá.

A animação narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo, por meio do desenho animado, muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira.

Em seu primeiro longa, o diretor Maurício Squarisi resgata questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins. Com 72 minutos, o filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

Oficina de Desenho Animado

A oficina de desenho animado para crianças e jovens com deficiência especiais será ministrada por Maurício Squarisi em Caruaru, em parceria com a APAE da cidade, nos dias 6, 07 e 08 de dezembro, das 9h às 12h.

“A ideia é que os alunos se expressem com seu próprio traço, desenhando sequências de animação em papel nas tradicionais pranchetas de luz”, explica Squarisi.

Giz pastel, canetas hidrográficas e lápis de cor vão dar o colorido aos desenhos, que serão digitalizados e editados em um único vídeo, que, após a sonorização, vai gerar um filme. “Assim, teremos um filme criado por essas crianças, comunicando ao público externo a sua interpretação da vida e do mundo”, completa Squarisi.

Maurício  Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Maurício Squarisi nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também é cartunista, e desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti.  Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de  produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. Empresas ou quaisquer interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, podem entrar em contato. O blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com.br/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.

O ANIMACINE – III Festival de Animação do Agreste, com foco na formação de plateias e na atenção ao interior, acontece entre 6 e 12 de dezembro de 2017 em Gravatá, Bezerros e Caruru, com programação gratuita. Com recorde de 1.827 produções inscritas, Festival de Animação do Agreste exibirá 110 filmes de 21 países em mostras competitivas e paralelas.  O site com a programação completa e todas as informações sobre o evento é o www.animacine.com.br.

 

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no Animacine em Pernambuco

Oficina com Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Dias 06, 07 e 08/12 –  parceria com a APAE de Caruaru

Exibição do filme “Café, um dedo de Prosa”:

Dia 09/12, às 19h30 – no MUCA & PARQUE DA CIDADE, em Gravatá.

Entrada franca

Veja programação completa do 3º Animacine: https://www.animacine.com.br/programacao

Mais informações para Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Material completo do filme Café, um dedo de Prosa: https://1drv.ms/b/s!AhBU1njO4vjtg_g0AKUYyk9b8IW-SA