Governo federal reconhece situação de emergência em 14 cidades mineiras atingidas pela chuva

Portaria inclui onze municípios da Zona da Mata, dois da Região Metropolitana de Belo Horizonte e um do Centro-Oeste.

 

Imagem aérea de parte da cidade de Rio Casca, na Zona da Mata de Minas Gerais, após temporal (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Imagem aérea de parte da cidade de Rio Casca, na Zona da Mata de Minas Gerais, após temporal (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Imagem aérea de parte da cidade de Rio Casca, na Zona da Mata de Minas Gerais, após temporal (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O governo federal reconheceu a situação de emergência em 14 cidades mineiras atingidas pela chuva. A portaria, que inclui onze municípios da Zona da Mata, dois da Região Metropolitana de Belo Horizonte e um do Centro-Oeste, foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).

O reconhecimento do Ministério da Integração Nacional permite ampliar as ações de assistência e reconstrução das áreas prejudicadas pelos temporais que têm castigado o estado. Ele foi realizado por um “procedimento sumário”, que ocorre com base apenas no requerimento e no decreto de emergência do estado ou do município. Segundo o ministério, o objetivo “é acelerar as ações federais de resposta ao desastre, considerado de alta intensidade”.

De sábado (2) até esta quinta-feira (7), foram registradas três mortes no estado em decorrências dos temporais. O corpo de uma garota de 13 anos, que havia desaparecido em Urucânia, foi encontrado nesta terça-feira (5). Em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma mulher de 80 anos morreu afogada em casa no domingo (3). E em Perdizes, no Alto Paranaíba, um menino de seis anos morreu após ser levado por enxurrada no sábado (2). Quatro pessoas estão desaparecidas. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 1.801 pessoas estão desalojadas e 966 estão desabrigadas no estado.

Na Zona da Mata, Abre Campo, Lajinha, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Mantimento, São Pedro dos Ferros, Urucânia tiveram a situação de emergência reconhecida. A portaria ainda engloba Caeté e Pedro Leopoldo, na Grande BH, e Nova Serrana, no Centro-Oeste.

Na última terça, o governo já havia reconhecido situação de emergência em Ribeirão das Neves. Na portaria, constava ainda a cidade de Tombos, na Zona da Mata, que foi atingida por um temporal com granizo no fim de outubro.

 globo.com