⚠Cerca de 200 quilos de droga são encontrados em botijões de gás, no Rio Solimões

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apreendeu, na noite do último domingo (10), cerca de 200 quilos de pasta base de cocaína armazenados em tabletes. A droga estava acondicionada dentro de 16 botijas de gás, em meio a uma carga de quatro mil botijas, que estavam em uma embarcação vinda de Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus). A apreensão aconteceu no Rio Solimões, entre Iranduba e Manacapuru.

Segundo o delegado Denis Pinho, coordenador de operações da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da SSP, a embarcação com a droga foi apreendida após varredura no barco, que contou com a ajuda de Zeus, cão farejador da SSP.
“Abriram as botijas de gás, colocaram a droga, fizeram a soldagem e pintaram”, disse Pinho, acrescentando que na balsa, onde foi encontrada a embarcação, também havia dois caminhões-tanques e foi um trabalho de cerca de doze horas para identificar quais as botijas estavam com droga.
Ainda de acordo com Denis, algumas botijas ainda não foram abertas porque contém gás e devem ser abertas com o apoio do Corpo de Bombeiros.
Dois tripulantes da embarcação que faziam a função de conferencistas foram detidos e liberados após prestarem depoimentos no Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), que também participou da operação denominada ‘Chama Azul’. “Eles disseram desconhecer como a droga foi parar na embarcação. Alegaram que alguém deve ter colocado durante a madrugada”, disse Pinho.
Ainda de acordo com Pinho, as investigações acerca do caso ainda estão em andamento para identificar qual o responsável pela carga das drogas. A apreensão é resultado de um trabalho de investigação de 30 dias. Também participaram da operação equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Grupo Forca Especial de Resgate e Assalto (Fera), Delegacia Fluvial (Deflu).