PSB confirma filiação de Joaquim Barbosa na sexta-feira

Ato deve ser realizado em Brasília ou São Paulo, ainda não houve uma definição
Joaquim Barbosa vai se filiar ao PSB na sexta-feira. Ex-ministro do STF pode concorrer para presidente – Ruy Baron / Agência O Globo

BRASÍLIA – O presidente do PSBCarlos Siqueira, confirmou ao GLOBO a filiação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STFJoaquim Barbosa ao partido na próxima sexta-feira, mas disse que ainda falta uma “eternidade” para a sigla definir se ele será candidato à Presidência da República ou não. Barbosa entrará no PSB no último dia possível para a filiação, após uma série de idas e vindas em torno da decisão de entrar para a política.

BERNARDO MELLO FRANCO: O enigma Joaquim Barbosa

O presidente do PSB pondera, no entanto, que primeiro Joaquim ingressará no partido, e que só depois, às vésperas das convenções partidárias, a sigla irá pensar sobre uma eventual candidatura presidencial. Pelo calendário eleitoral, é na convenção que o partido confirma suas candidaturas. O prazo para a realização das convenções é de 20 de julho a 5 de agosto.

— Primeiro ele vai se filiar. Depois vai pensar sobre candidatura, e o partido também vai pensar. Temos até 5 de agosto, é quase uma eternidade — disse Siqueira.