Porto Digital soma esforços com a Frente Parlamentar de Combate a Crimes Digitais

O Porto Digital recebeu, nesta quinta-feira (12), a visita técnica da Frente Parlamentar de Combate a Crimes Digitais da Alepe. Recepcionados pelo presidente do parque tecnológico, Francisco Saboya, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), que é o presidente da comissão, e os convidados trocaram experiências e debateram sobre como a Alepe pode atuar de maneira efetiva no enfrentamento aos crimes cibernéticos.

Nesta visita técnica, a delegação de convidados da Frente Parlamentar contou com o representante Senai e do Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Soares; do sócio-fundador da Neurotec,Germano Crispin; do presidente da Softex, Alcides Pires; do presidente da Tempest, Evandro Hora; da presidente da Comissão de Direitos da Tecnologia e da Informação (CDTI) da OAB Pernambuco, Raquel Saraiva; do representante do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Carlos Sampaio; e do consultor independente Marcílio Braz.

Colhendo informações e norteando sobre quais podem ser as áreas de atuação dos parlamentares, Aluísio Lessa salientou que os debates até aqui só estão engrandecendo os trabalhos e reforçou que o objetivo central da comissão, que é o de educar a população: “Foi muito proveitoso este encontro, com todos entendendo que cada sugestão em cada debate da Frente Parlamentar será de fundamental importância para formularmos o nosso relatório final. E está cada vez mais claro que a informação é a melhor saída para evitar a propagação de notícias falsas na intenet”, afirmou.

Colocando o Porto Digital à disposição da Frente Parlamentar em favor do bom uso das ferramentas digitais, Francisco Saboya destacou o quanto será positiva a soma de esforços entre as expertises de empresas e de especialistas de alta qualificação presentes no sistema à atividade parlamentar: “Recebemos a Frente Parlamentar, capitaneada pelo deputado Aluísio Lessa, com uma satisfação enorme. O Porto Digital vem se constituindo em um dos principais ambientes de inovação tecnológica no nosso país e no mundo afora e nos sentimos lisonjeados em contribuir com a iniciativa, não só na construção de leis, mas utilizando dos mecanismos tecnológicos para nos conduzir a um futuro melhor e mais seguro no que diz respeito ao uso das informações”, declarou.