O alvo agora é o PP

Com o objetivo de apurar crime de obstrução de Justiça e organização criminosa, a Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, mais uma operação no âmbito da Lava-Jato. Os alvos? Os mandachuvas do Partido Progressista. O senador e presidente do partido, Ciro Nogueira, e o deputado federal Eduardo da Fonte.

Ciro e Dudu, como são popularmente conhecidos, já foram denunciados ao Supremo, pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, por organização criminosa no inquérito conhecido como “quadrilhão” do PP. Porém, no mês passado, a atual procuradora-geral, Raquel Dodge, referendou as acusações.

Apesar de estar no alvo da Lava-Jato e do Judiciário, cercado por denúncias, o PP controla três ministérios no Governo do presidente Michel Temer (Saúde, Cidades e Agricultura), além da Caixa Econômica Federal. Com a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados na última janela partidária, o poder da legenda ao controlar ministérios com capacidade de investimento nas bases eleitorais é bastante cobiçado pelos candidatos majoritários este ano.

Após cerca de seis horas de busca, os agentes da PF deixaram o gabinete de Ciro com apenas com um malote grande. Nada foi levado do gabinete de Dudu.

Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin em conjunto com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

 

Magno Martins