Bruno Ribeiro renuncia à presidência do PT em Pernambuco

O presidente do PT em Pernambuco, Bruno Ribeiro, anunciou nesta segunda-feira (11) a sua renúncia ao cargo. Interinamente na vaga dele fica o primeiro vice-presidente, Glaucus Lima, e o diretório estadual tem até 60 dias para se reunir e fazer uma nova eleição.

Ribeiro divulgou uma carta em que afirma que voltará a se dedicar à advocacia. “Tenho absoluta clareza de que, nessa fase do País, poderei contribuir mais na resistência às ameaças fascistas aos direitos, como advogado, do que como dirigente partidário”, afirma no texto.

“De fato, numa obra coletiva – que envolveu os parlamentares eleitos, as direções do PT-PE e, sobretudo, milhares e militantes petistas – ampliamos as nossas bancadas e colocamos o nosso partido posicionado estrategicamente na articulação dos partidos de centro-esquerda, em Pernambuco e nacionalmente. O que é indispensável para a necessária resistência unificada a uma extrema-direita grotesca que assumiu o poder, se valendo de arbitrariedades como a prisão de Lula e de adulterações, inclusive por vias digitais, da vontade popular”.

A carta foi protocolada no PT nesta segunda-feira, por volta das 11h.

Bruno Ribeiro assumiu a presidência do PT em dezembro de 2015, sucedendo a deputada estadual Teresa Leitão no cargo. Ele foi reeleito em maio de 2017.