Ouvidoria em ação: São Bento do Una e Caruaru debatem seus exemplos amanhã 

As duas cidades possuem ferramentas inovadoras de prestação de contas, transparência e divulgação de suas ouvidorias.

Dentro do programa Ouvidoria em Ação, que ocorre amanhã (25/07), em São Bento do Una, a partir das 08h, a cidade anfitriã do evento vai debater, juntamente com Caruaru, as inovações que ambos municípios vem praticando em suas ferramentas de ouvidoria. O evento é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado com apoio da Amupe, pelo Projeto Gestão Cidadã. As apresentações serão no auditório da Escola Cônego João Rodrigues de Melo.

É notável que uma sociedade participativa e consciente da atuação dos seus representados possibilita o exercício pleno da democracia. De acordo com o coordenador de sistema de controle interno de São Bento do Una, Jaziel Batista, o governo municipal já vem implementando muitas ações possibilitam a conscientização dos munícipes sobre a administração pública. “Podemos citar o programa de rádio realizado semanalmente e transmitido pelas redes sociais, a prestação de contas realizada no auditório da Câmara de Vereadores e agora essa ação de divulgação para fortalecer a ouvidoria. Pois é necessário a população ter a capacidade de conhecer e compreender as informações divulgadas, saber dialogar, para poder contribuir de forma eficaz”, completou Jaziel.

Para Jaziel, é importante que os governos sejam atentos para todo o tipo de voz, seja ela velha, nova, rica ou pobre. “O empenho de cada dia mais desenvolver a transparência dos seus atos e propostas, conta com a participação do cidadão na gestão, é de fundamental importância que a população seja participativa, para isso precisamos escutar os moradores mais antigos da cidade bem como as demandas dos jovens, todos podem e devem contribuir com pequenas ideias e iniciativas para a construção da melhoria da cidade, e precisam de um canal que auxilie isso”, completou.

As ouvidorias não estão disponíveis apenas para pessoas físicas, pessoas jurídicas também podem contribuir com a cidadania através dessas ferramentas. A informação é da ouvidora-geral de Caruaru, Andréa Ribeiro, que falou também das ações que o município promove visando a divulgação do trabalho da ouvidoria municipal. “Hoje, nós temos a ouvidoria itinerante, estivemos presentes com um posto de atendimento e fizemos centenas de abordagens durante o São João de Caruaru, recolhemos elogios, críticas e sugestões, foi uma ação bem positiva. Além disso, divulgamos nossa ouvidoria em rádios da região, nos ônibus que circulam pela cidade e nas redes sociais”, pontuou Andréa.

Segundo a ouvidora-geral de Caruaru, é importante que o cidadão também registre elogios, para que o setor ou servidor elogiado continue prestando bons serviços. “Em junho deste ano fizemos uma campanha de entrega de elogios, nós tivemos diversos servidores elogiados e para congratulá-los, produzimos certificados e entregamos em mãos para essas pessoas. Foi uma campanha proveitosa que trouxe o engajamento, não só dos servidores certificados, mas também dos outros colaboradores a fim de buscarem seus certificados, ” concluiu Andréa Ribeiro.

A Amupe sempre levantará a bandeira de que é necessária a construção e fortalecimento desse diálogo entre o poder executivo e a sociedade. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do link: http://bit.ly/2YI5UsH

Serviços

Local: auditório da Escola Cônego João Rodrigues, São Bento do Una, PE.

Hora: das 08h às 16h

Data: 25/07/2019;

Inscrições: bit.ly/2YI5UsH