Time Moura engajado no desenvolvimento social das comunidades

Ações permanentes de Voluntariado são desenvolvidas pelo Grupo que lançará neste mês de agosto plataforma integrada para ampliar ainda mais participação dos seus colaboradores nos projetos

O engajamento dos seus colaboradores em ações permanentes de Voluntariado é um dos compromissos do Grupo Moura com o desenvolvimento de Belo Jardim e de outras cidades onde possui operações administrativas e industriais. Neste mês de Agosto, em que é celebrado o Dia do Voluntariado, as iniciativas ganharão importante reforço. Será lançada uma plataforma integrada para ampliar o engajamento de colaboradores da empresa em Belo Jardim.

Sede do maior polo produtivo de baterias da América do Sul, Belo Jardim já é alvo de dois projetos que contam com a colaboração direta de 105 profissionais Moura que se dedicam quase 3.000 horas por ano: Programa Miniempresa, em parceria com a ONG Junior Achievement; e o Projeto Semear, promovido há 18 anos. Além disso, há envolvimento direto nas ações do Instituto Conceição Moura, braço de transformação social do Grupo.

“O Grupo Moura acredita que o desenvolvimento das pessoas ultrapassa a esfera profissional. Além de capacitar os times para se tornarem mais produtivos e comprometidos com resultados, buscamos contribuir para uma formação mais humana e, com isso, o crescimento pessoal de nossos colaboradores. As ações de Voluntariado são permanentes na empresa e tem apresentado resultados transformadores. Este ano, o objetivo é ampliar a participação do nosso time nessa nobre jornada de voluntariado”, comenta o diretor de Metais e Sustentabilidade, Arnolfo Menezes.

O Conectado com o Amanhã, que será realizado também em parceria com a Junior Achievement, é voltado para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo é oferecer treinamento em empregabilidade, quais competências são exigidas dos novos profissionais, conceitos de liderança e a importância de um currículo bem construído, do networking e de uma postura estratégica em seleções para vagas de emprego.

Somente no primeiro semestre de 2019, as ações de Voluntariado da Moura beneficiaram quase 200 crianças e adolescentes. No Projeto Miniempresa, programa de educação empreendedora, 31 profissionais da Moura atuaram como consultores de estudantes do Ensino Médio em quatro áreas empresariais – produção, marketing, financeiro e recursos humanos. Em Belo Jardim, as atividades beneficiaram jovens das Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) João Monteiro de Melo e Bento Américo, além da escola Familiares de Colaboradores e a Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Mororó Moura.

A ação se estendeu para a Região Metropolitana do Recife, onde envolveu estudantes da ETE Advogado José David Gil Rodrigues, localizada em Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, 130 jovens da rede pública participaram da consultoria.

Já o Projeto Semear envolveu 30 colaboradores da Moura que se integraram às instituições Lar de Clara, em Jaboatão dos Guararapes; Lar de Níkolas, em Belo Jardim e ao Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), também em Belo Jardim. Ao todo, 60 crianças foram beneficiadas por atividades recreativas e oficinas de artesanato desenvolvidas pelos voluntários.

Para este segundo semestre do ano, a Moura já traçou um calendário com ações complementares: treinamentos na Junior Achievement; Dia das Crianças; Cartinhas de Natal; e o Encontro de Voluntariado, fechando as atividades de 2019.