EDUARDO ENALTECE PARCERIAS COM A ALEMANHA

EDUARDO CAMPOS DEDOO governador Eduardo Campos classificou como "muito proveitosa para Pernambuco" a agenda que cumpriu nos últimos dez dias, na Europa. A programação intensa incluiu palestras, visitas a grandes empresas e conversas com chefes de estado, e rendeu o estreitamento de relações com Alemanha e Inglaterra, além de muitas parcerias.
 
"Cumprimos uma agenda intensa, desde o dia 1º, que foi muito proveitosa para o Estado. Visitamos dois países que recentemente criaram consulados em Pernambuco, buscando entender e se aproximar do nosso estado do ponto de vista econômico. Tivemos uma carga muito grande de compromissos objetivos, rodadas de negócios, com pessoas e grupos que querem investir em Pernambuco. Retornamos muito felizes com tudo o que foi obtido", destacou o governador.
 
Durante a viagem, Eduardo Campos foi abordado por muitos empresários que revelaram incerteza quanto aos investimentos de longo prazo no Brasil. O governador procurou tranquilizar o grupo. "Procuramos a ajudar essa leitura sobre o Brasil nesse momento. Em todos os momentos, o tom da nossa palavra sobre foi mostrando confiança no futuro do Brasil. O Brasil tem problemas muito menores do que outros países na Europa tem, e já teve problemas maiores do que os atuais. Não podemos é ficar achando que está tudo bom e resolvido. Essa, a meu ver, é a posição, de equilíbrio", defendeu Eduardo.
 
"Pelo que ouvi, não só da imprensa especializada europeia, mas também de dirigentes de grandes bancos, de grandes empresas com presença no Brasil e de fundos de investimento, a receptividade a esse discurso objetivo e claro é muito grande, porque ele tem a força da verdade. Não está nem tão bom quanto se disse em outros momentos, nem está tão ruim como alguns querem pintar. Temos uma tarefa que é proteger os ganhos que produzimos no passado, esse é o fato. Mas também tem a curiosidade de muitas pessoas querendo saber o que a gente acha do momento, o que pensamos em relação aos temas econômicos, e procuramos esclarecer da forma mais objetiva possível", completou Eduardo.
 
BALANÇO – O governador teve seu primeiro compromisso oficial na sede do Instituto Fraunhofer, uma das maiores instituições de pesquisa da Europa, localizada em Berlim. Durante a visita, foi firmada uma parceria para a realização, em Pernambuco, de uma feira de produtos e soluções cientificas desenvolvidos Fraunhofer.
 
Eduardo também se reuniu com o fundador da ONG Transparência Internacional, Peter Eigen, com quem tratou de uma cooperação entre a entidade e o Governo de Pernambuco, com objetivo de trazer pessoas para perto da gestão pública e favorecer o controle social. A parceria será consolidada nos próximos meses, com novas reuniões a serem marcadas.
 
No estado de Brandemburgo, também na Alemanha, o governador de Pernambuco assinou protocolo de intenção com foco em economia criativa, por meio da troca de informações e experiências culturais entre os estados. O acordo, que tem validade de cinco anos, prevê a cooperação entre pequenas e médias empresa, o desenvolvimento econômico de arranjos produtivos locais, a facilitação de intercâmbio regular entre os estados, a expansão do turismo cultura, a mediação de experiências sobre administração do patrimônio cultural e a expansão dos contratos entre especialistas nas áreas de exposições em museus.
 
Ainda na Alemanha, em Stuttgart, Eduardo apresentou o seminário 'Pernambuco: Desenvolvimento é o Nosso Negócio', no qual destacou as principais aéreas de investimentos no Estado para representantes de empresas multinacionais. Em Londres, na Inglaterra, o governador expôs os diferenciais de Pernambuco, com foco na profissionalização da gestão e nos investimentos em educação e qualificação profissional.
 
Em solo inglês, Eduardo se reuniu com representantes de grandes empresas, a exemplo dos presidentes da British Gas (BG) e da British Petroleum (BP), as duas maiores do setor de energia do Reino Unido. O diálogo girou em torno da colaboração por parte das empresas para a formação técnica de jovens pernambucanos.
 
O governador também estreitou as relacões de Pernambuco com a GlaxoSmithKline (GSK), multinacional do setor fármaco e potencial parceiro do Lafepe no desenvolvimento de novos medicamentos, e com a Ultra Global, que possui vasta experiência em mobilidade para médias e pequenas distâncias, além da McLaren Electronic Systems, empresa de soluções em tecnologia e escuderia de Fórmula 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *