28 de setembro Dia Mundial da luta contra a Raiva

A data 28 de setembro é o Dia Mundial da luta contra a Raiva, conhecida popularmente como escancha e hidrofobia, a raiva é uma doença contagiosa que ataca todas as espécies animais, inclusive a humana.  A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro, trabalha com a prevenção da raiva em herbívoros, uma ameaça para o produtor rural. Seu maior transmissor é o morcego hematófago Demodus rotundus, que vive em cavernas, porões, bueiros e em casas abandonadas. Em 2019, a Adagro detectou 9 casos de Raiva em bovinos e ungulados (mamíferos que tem cascos nas patas), entre os municípios de Venturosa e Pedra, no Agreste Pernambucano. 

 

     Após diagnóstico clínico do médico veterinário, o produtor deve notificar a ocorrência da doença na Adagro mais próxima. A raiva pode ser transmitida através da deposição de saliva virulenta sobre uma ferida na pele ou mucosa; pelos alimentos e pela água, pois o vírus penetra por qualquer lesão do aparelho digestivo; no caso dos Morcegos não-hematófagos à transmissão aos herbívoros ocorre pela mordida.

Nos bovinos, o período de incubação pode ir de 15 a 290 dias. Os animais podem apresentar agitação e a agressividade contra o homem ou outros animais. A salivação é abundante. Não comem, não ruminam, empanzinam com frequência, mugem com rouquidão. A raiva paralítica é a mais comum entre os bovinos e suas principais características são: tristeza, salivação, ranger de dentes, tremores e paralisia dos posteriores.  Após a confirmação da doença, é necessário isolar o animal e esperar o seu falecimento, pois não há tratamento para a Raiva.

Ações de prevenção contra a raiva:

  • Vacinação anual obrigatória dos herbívoros, exceto aves;
  • Vigilância ativa em áreas de maior risco de Raiva;
  • Combate aos morcegos hematófagos, com capturas e pasta vampiricida (só é feita pelo órgão oficial);
  •  Uso da pasta anticoagulante em animais mordidos por morcegos, nos rebanhos de maior risco de Raiva