Representante da Unicef para o Brasil lembra que Pernambuco avançou mais do que o país no combate à mortalidade infantil

Unicef-peA representante do Unicef para o Brasil, Antonella Scolamiero, disse que o estado de Pernambuco teve uma taxa de redução de mortalidade infantil maior do que o do Brasil, nas duas últimas décadas.

“A redução da taxa de mortalidade na infância no Brasil foi de 77%, passando de 62 mortes a cada mil nascidos vivos para 14 óbitos por cada mil nascidos vivos; o Nordeste foi a região com o maior percentual de queda: 77,5%; e no estado de Pernambuco o índice caiu 81% – foi o quarto estado com redução mais significativa entre todos os estados brasileiros”.

Antonella Scolamiero citou esses números durante a solenidade de lançamento da quarta edição do Selo Unicef Município Aprovado, realizado na última quinta-feira (14/11), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A fonte, explicou, é o “Relatório de Progresso 2013 Sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada”, estudo elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef e Banco Mundial, com a colaboração do governo brasileiro e divulgado no dia anterior.

O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional aos municípios que melhor desenvolvem políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em sua última edição dedicada ao semiárido brasileiro (onde vivem 13 milhões de crianças e adolescentes, destes 3 milhões são pernambucanos), Pernambuco teve 31 municípios premiados. E esses municípios premiados deram grande contribuição à queda da mortalidade infantil.

“A redução do indicador de mortalidade infantil entre os municípios reconhecidos foi de 22%, enquanto nas demais cidades do Brasil foi de apenas 12,5%”, explicou a representante da Unicef que, por três ocasiões, interrompeu o seu próprio discurso e pediu ao público aplausos para Pernambuco que, como disse, “vem fazendo um trabalho exemplar”. Antonella Scolamiero citou como “decisivo para que Pernambuco alcance seus objetivos” o Programa Mãe Coruja, uma política pública de Estado que visa assegurar o direito ao nascimento e desenvolvimento da criança.

Entre as conquistas importantes do estado de Pernambuco nos últimos anos, a representante do Unicef destacou também o programa “Toda Escola com Água de Qualidade, Cozinha e Banheiro”; a redução dos índices de crianças desnutridas, que entre os municípios que conquistaram o Selo foi de 55%; e a redução da taxa de abandono no ensino fundamental, de 53%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *