Amupe promove 10° CNM Qualifica em Pernambuco

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promoveu mais uma edição do CNM Qualifica. O tema de hoje, 21/11, foi Censo 2020. Realizado na sede da Associação, esta é a décima edição do programa que oferece seminários de capacitação para servidores e funcionários públicos com diversos temas de interesse das administrações municipais e já beneficiou mais de três mil técnicos das prefeituras pernambucanas.

Somente nesta semana, ocorreram dois CNM Qualifica. Ontem, 20/11, foi ministrado curso sobre Plano Diretor. Hoje, o tema Censo 2020 foi trabalhado por Hilton Silva, técnico da CNM e pelos membros do IBGE Gliner Dias, chefe da unidade Pernambuco do Instituto e David Montero, assessor do IBGE.

A ideia é preparar os municípios para o estudo estatístico que vai acontecer no próximo ano, referente ao mapeamento de como vive a população brasileira. Segundo Hilton Silva, “essa ação de visitar as cidades do Brasil é um trabalho conjunto entre a CNM e o IBGE. Estamos conversando e debatendo esse assunto tão importante, o que é o Censo 2020, para conseguirmos um trabalho bem interessante, bem feito, ao final de toda a pesquisa”.

Para Gliner Dias, “o censo demográfico 2020 vai ser realizado pelo IBGE, mas ele é operação de todo o Brasil, dos brasileiros. E essas parcerias são de suma importância. Então o principal ponto desse evento é fortalecer as parcerias com os municípios, com a CNM e com a população de uma forma geral, de forma que o Censo possa lograr êxito e bem representar o Brasil.”, concluiu.