Farmácias de manipulação poderão fabricar álcool em gel

Para auxiliar no combate ao novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação de álcool em gel em farmácias de manipulação, informou ontem o órgão.

Com a decisão, essas farmácias “poderão preparar álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%. Todas estas formulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser utilizadas no combate ao coronavírus”, disse em nota a agência.

O uso do álcool em gel é recomendado por autoridades sanitárias como forma de higienizar as mãos e objetos.

Em fevereiro, quando foi confirmada a primeira infecção no Brasil, 1,2 milhão de unidades de álcool em gel haviam sido vendidas, segundo a Companhia Nacional do Álcool (CNA). Para dar conta da demanda, a entidade, maior fabricante brasileira de álcool em gel, vai elevar de 120 mil frascos de 400 gramas produzidos por mês, antes da epidemia de coronavírus, para mais de 6 milhões em março. A força de trabalho foi ampliada em cerca de 50% e a produção passou a ser ininterrupta.