Paulo Câmara pode reabrir comércio em junho após quarentena

O governo de Pernambuco comemorou no final de semana o aumento da média do isolamento em todo o estado para 53,8% e nos municípios com uma política mais rígida, esse contingente alcançou 60%, número superior ao identificado no sábado anterior, que atingiu 48%.

Os números animadores do governo, estabeleceu uma quarentena mais rígida até 31 de maio, abriram a possibilidade de considerar uma retomada do comércio já no mês de junho, hipótese admitida pelo próprio secretário de Saúde, André Longo.

Pela primeira vez nesses dois meses de isolamento social que o governo de Pernambuco considerou a hipótese de retomada, isso leva a crer que possamos estar próximos do pico da Covid-19 e que essa fase mais aguda do isolamento social seja apenas uma transição para uma retomada lenta e gradual da economia em nosso estado.

O governador sublinhou que acredita ser possível atingir 70% de isolamento, índice que ajudará a frear ainda mais a doença, isso dependerá da responsabilidade de cada pernambucano. Caso tenhamos êxito, apesar dos quase 20 mil casos registrados e cerca de 1.500 óbitos, a luz no fim do túnel de que possamos, enfim, nos livrar da Covid-19 e do isolamento social começa a aparecer com mais precisão e traz esperança em dias melhores para todos os pernambucanos.

 

edmar lyra