DestaquesPrincipais Notícias

PF deflagra operações contra armazenamento e compartilhamento de material de abuso infantil em Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (26), a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco e a Delegacia de Polícia Federal de Caruaru deflagraram duas operações simultâneas, denominadas BAD VIBES e DILEMA DAS REDES. Ambas têm como objetivo reprimir práticas criminosas relacionadas ao armazenamento e compartilhamento de arquivos digitais contendo cenas de abuso sexual infantil, realizados por meio de aplicativos de mensagens na internet.

As investigações foram baseadas em informações fornecidas pela Homeland Security Investigations (HSI), uma agência federal dos Estados Unidos, no contexto de uma operação realizada na cidade de Pretória, na África do Sul. A análise de smartphones apreendidos na operação revelou conexões com terminais telefônicos localizados em Pernambuco, que estariam envolvidos na disseminação do material ilegal.

Com o aprofundamento das apurações, a Polícia Federal identificou e localizou os suspeitos, alvos das ordens judiciais cumpridas nesta terça-feira. Um total de 40 agentes federais foi mobilizado para executar seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. As ações ocorreram nas cidades de Recife, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Olinda.

Caso as investigações comprovem o envolvimento dos suspeitos, eles poderão responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo registros de abuso sexual infantil, previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As penas para esses crimes variam de 1 a 10 anos de reclusão.

A Polícia Federal reforça seu compromisso no combate a crimes contra a dignidade de crianças e adolescentes e alerta para a gravidade e o impacto social dessas práticas, além da necessidade de cooperação internacional para reprimir tais condutas criminosas. MAIS NOTÍCIAS…