Romildo Rolim retorna a presidência do BNB

Primeiro no Focus.

 O Conselho de Administração do Banco do Nordeste deliberou pela recondução de Romildo Carneiro Rolim ao cargo de presidente da instituição. A decisão foi tomada hoje, 24, após reunião do grupo.

O atual presidente interino, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, que acumulava suas atividades com o seu cargo de diretor Financeiro e de Crédito, retoma suas funções.

No último dia 3, Alexandre Borges de Cabral, que havia tomado posse um dia anterior, foi destituído do cargo.  Especulava-se que o posto seria ocupado por alguém indicado pelo presidente  do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto. O gesto era considerado uma aproximação do presidente Jair Bolsonaro com o Centrão.

Segundo informações do Globo à época, Cabral é investigado por suspeitas de irregularidades em contratações da Casa da Moeda em 2018. Ele presidia o órgão.

O Tribunal de Contas da União (TCU) apurou que as fraudes começaram em 2005 e seguiram até 2019. Está sendo investigado direcionamento de licitações para as empresas Sicpa e Ceptis. Os valores podem chegar a R$ 11 bilhões.

Currículo

Romildo Carneiro Rolim tomou posse no Banco em 31/07/1989, trabalhou em agência, ocupou cargos técnicos relacionados com atividades de análise e acompanhamento de projetos, gerenciou o Ambiente de Análise e Acompanhamento de Operações de Crédito, a Unidade de Recuperação de Crédito do Ceará (Hoje Gerat-CE), o Ambiente de Controles Internos e o Ambiente de Auditoria Interna.

Contador, administrador, especialista em Gestão Empresarial e em Normas Internacionais de Auditoria Interna, mestre em Avaliação de Políticas Públicas. Possui certificação CPA-10 e CPA-20 (Anbima). Foi superintendente de Operações Financeiras e Mercado de Capitais e da área de Reestruturação de Ativos, diretor de Finanças e Crédito, bem como presidente do Banco de dezembro de 2017 ao início de junho de 2020