UNIVERSO EM REDE JÁ LEVOU CONHECIMENTO A CERCA DE MIL ALUNOS EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Em um cenário desafiador de pandemia se reinventar foi uma das palavras de ordem. Com o Universo Compesa não foi diferente e, mais do que nunca, fez jus a sua proposta que é levar, de forma tecnológica e interativa, a história do saneamento em Pernambuco para instituições de ensino por todo o estado. E foi pensando nos alunos que a Compesa lançou o projeto Universo em Rede, uma proposta inovadora com conteúdo educativo que já contribuiu com cerca de 1.000 alunos da rede de ensino nas suas atividades on-line com os professores.

Com o Universo em Rede está sendo possível levar conteúdo educativo para estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao nível superior. Dentre as atividades estão sendo realizadas “lives” com especialistas da Compesa que abordam temas sobre a importância do saneamento e seu impacto na saúde e no meio ambiente, e ainda exibidos vídeos sobre os temas de permeiam os serviços prestados pela Compesa. Até o momento, mas de 15 instituições já participaram das atividades oferecidas.

A coordenadora do Colégio Madre de Deus, Cláudia Gomes, achou enriquecedor o projeto, principalmente em situação de isolamento social. “Foi excelente a maneira que o Universo Compesa encontrou para chegar até a classe estudantil. Todos os anos levamos nossos alunos do 5º ano para visitar o espaço que fica na sede da Compesa. Como não podemos fazer a visita física, o Universo veio até as salas de aula, trazendo muita informação de maneira lúdica, mostrando o caminho e todo o cuidado que devemos ter com a água que chega até a nossa casa”, disse ela.

O aluno Gabriel Ribeiro Freire, 10 anos, do 5° ano do Colégio Madre de Deus, falou com entusiasmo da sua participação em uma das palestras. “Gostei muito do tema sobre o ciclo da água – o percurso que ela faz até chegar em nossas casas e os prejuízos causados pelo desperdício da água”, contou. Já participaram do projeto Universo em Rede, instituições de ensino como as escolas Souza Leão, Pontual, Conecta, Santa Terezinha, Madre de Deus, Reino Colégio e Curso, IFPE (Campus Recife e Cabo de Santo Agostinho) e CEGEMA.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, avaliou como de extrema importância o projeto Universo em Rede para poder levar, principalmente nesse momento de pandemia, informações sobre a importância da água para uma melhor qualidade de vida da população. “Estamos executando um pacote de ações emergenciais para garantir e ampliar a oferta de água para a nossa população e, neste momento, estar junto aos alunos contribuindo para o aprendizado deles é motivo de orgulho”, afirmou.

A professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, Juliana Morais, aprovou a iniciativa e informou que o projeto Universo em Rede está proporcionado aos estudantes do curso de Saneamento do IFPE um aprendizado importante. A partir de bate-papo on-line, os estudantes podem aliar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com as atividades práticas desenvolvidas pela Compesa.  “Está sendo um grande estímulo para os nossos estudantes nesse período de pandemia, onde as aulas presenciais estão suspensas”, garante.

Para a compesiana e palestrante Valderice Alves, analista de Saneamento e especialista em Química, o Universo em Rede está sendo uma oportunidade de explicar para o público, seja criança, jovens ou adulto, todo o trabalho envolvido por trás da água que chega nas torneiras, desde a busca por fontes de água para captação, o tratamento para remover as impurezas, até a entrega ao cliente, pontuando principalmente os cuidados através do monitoramento para garantia da qualidade da água.

“É importante também que as pessoas valorizem o uso de forma racional e evitem o desperdício. E, neste período de pandemia, destacar principalmente o esforço de todos os compesianos na garantia do abastecimento e com as ações voltadas para atendimento principalmente a comunidade mais carente”, pontua.

ATIVIDADES – O Universo em Rede abrange três atividades: a primeira é o Tour Universo que pode ser feito acessando o site www.compesa.com.br, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a história do saneamento, desde o seu passado, presente e propostas futuras. O Universo vai à Escola que conta com diversos vídeos disponibilizados para auxiliar os professores em suas aulas a distância e, por fim, o Bate-papo Universo Compesa online que são as “lives” com participação de especialistas e técnicos em temas que relacionem o saneamento a realidade que estamos vivendo, a importância da água para o cuidado da higiene e da saúde, ambientando assim os conteúdos com a atualidade.

As escolas e instituições interessadas em participar pode solicitar agendamento pelo telefone (81) 3412.9039 ou pelo e-mail universocompesa@compesa.com.br.

SOBRE O UNIVERSO COMPESA – O Universo Compesa é um espaço digital interativo e multimídia que funciona na sede da Compesa, em Santo Amaro. No espaço é realizada a transmissão da história do saneamento do Estado e propõe, com o auxílio da tecnologia e de práticas educativas, apresentar os recortes temporais e o conhecimento acerca do desenvolvimento do abastecimento de água e esgotamento sanitário e a preservação do meio ambiente. Com 150 metros quadrados de área, o Universo Compesa foi pensado para atender o público com conforto e oferece visitas mediadas para diversos públicos, desde alunos do Ensino Fundamental, escolas técnicas e universidades, até entidades sociais e grupos de empresas.