PSB aciona Justiça contra divulgação de fake news

Diante da grande disseminação de notícias falsas ocorrida nas últimas semanas em Pernambuco, o PSB e algumas de suas lideranças políticas começaram entrar com ações para que seus autores se expliquem na Justiça. Na lista de pessoas acionadas por divulgar as fake news, maculando a honra e a imagem do partido e de seus filiados, estão deputados, pré-candidatos, um blogueiro e uma blogueira.

Apenas nesta sexta (31), foram quatro ações protocoladas. No entanto, a Justiça deve ser acionada novamente nos próximos dias para que outros responsáveis pelas fake news também respondam pelos seus atos. Em todos os casos, trata-se de notícias e postagens falsas, sem qualquer embasamento na realidade.

O advogado responsável pelas ações, Rodrigo Pellegrino, destaca que as ações têm como objetivo combater a promoção de notícias falsas, popularmente chamadas de fake news, disseminadas contra o PSB e lideranças. “Se critique, questione, argumente, mas imputar uma conduta criminosa e não verdadeira gera consequências para o político ou blogueiro que comete a falsidade. O que se busca com essas ações é o equilíbrio do direito da informação.”, explicou.

O PSB, em toda sua história política, sempre esteve ao lado da democracia, da liberdade de expressão, de imprensa e demais liberdades individuais. Fato é que estas liberdades, consagradas na Constituição Cidadã de 1988, não autorizam que pessoas abusem desses direitos, divulgando deliberadamente mentiras e informações falsas, com o objetivo de ferir imagens, manchar reputações e obter ganho político-eleitoral.

Esse tipo de expediente está alinhando com o que existe de mais retrógrado e baixo na política brasileira e infelizmente tem ocorrido em Pernambuco. Ele não condiz com o que acredita, defende e pratica o PSB em qualquer esfera de atuação e está sob a mira do Congresso Nacional na CPMI das fake news e de um inquérito conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).