Grupo de Capoeira muda a vida de jovens na cidade e na zona rural de Belo Jardim-PE

 

Natural de Belo Jardim e vindo de uma família humilde, mas com uma vontade enorme de mudar a vida de jovens carentes, José Ferreira da Silva, mais conhecido como “Mestre Zé do Bola”, tem desempenhado um trabalho brilhante e de fundamental importância social com a Associação Vida Jovem, que oferece aulas gratuitas de canto, samba de roda, instrumento como atabaque e berimbau, movimentação da capoeira que é defesa, ataque e contra-ataque.

A capoeira como uma prática ancestral contribui para a formação de gerações de jovens. E é com o intuito de contribuir que o Mestre Zé do Bola, disponibiliza as aulas para crianças e adolescentes. A Associação Vida Jovem trabalha com crianças a partir dos 6 até os 17 anos. Na cidade, no Bairro Santo Antônio, Distrito de Xucuru e nos Quilombos do Sítio Barro Branco, com 4 horas de aulas nas quartas-feiras e sábado no turno da noite.

O mestre Zé do Bola, diz que apesar das dificuldades pois a Associação não conta com apoio financeiro das autoridades e os preconceitos enfrentados ao longo desses mais de 20 anos à frente do projeto, ele tem orgulho em ser capoeirista e desempenhar um trabalho social tão importante. “O que é repassado para os alunos não é apenas capoeira, mas agosto 2020 julho 2020 junho 2020 ARQUIVOS

O Mito do amor materno e a entrega voluntária → ,Tagged Capoeira, Esporte também valores como disciplina, respeito e educação” declarou.

Para o Mestre Zé do Bola, os benefícios da prática desta modalidade auxiliam no desenvolvimento físico e mental, além de promover a inclusão das pessoas.

De origem afrobrasileira a capoeira tem uma mistura de artes maciais, esporte, cultura popular e música. A capoeira é uma cultura viva, no ritual da roda a classe social e o gênero se torna tudo igual.

A ginga diferencia a capoeira de outros estilos de lutas e tem como finalidade o estudo do adversário, ela prepara e define os golpes de ataque e defesa.

Com informações: #TerçaLive do PSOL Fotos: Katharyne Bezerra