Prazo para declarar vacinação contra febre aftosa termina dia 31/08

Dia 31 de agosto termina o prazo para declarar a vacinação

A campanha de vacinação contra a febre aftosa aconteceu de 01 de junho a 31 de julho para a compra da vacina, mas os produtores podem declarar o seu rebanho até o dia 31 de agosto. Até o momento 87% do rebanho já foi imunizado e declarado na Adagro. Mais de 23 mil produtores ainda não regularizaram sua situação e constam como inadimplentes.

Para realizar a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina e o CPF. No ato, o agricultor irá realizar a sua atualização cadastral, inclusive com o detalhamento do seu rebanho por sexo e idade, que pode ser feito presencialmente nos escritórios da Adagro ou eletronicamente no site da Adagro por meio do banner do siapec3.

O criador que não vacinar e ou declarar a vacinação paga multa de no mínimo R$ 300,00 por propriedade e R$ 60,00 por animal não imunizado. O produtor ainda fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), guia necessária para circulação de animais, seja para abate ou comercialização.

Pernambuco é considerado área livre de febre aftosa com vacinação, mas para continuar com esse status é necessário manter os índices de vacinação acima de 90%.