Caged reforça mercado de trabalho aquecido em Pernambuco

O Ministério da Economia divulgou nesta quarta-feira (29/09) o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de agosto. No resultado, Pernambuco criou 12.714 vagas no mês, o maior saldo de empregos formais do Nordeste. Depois de apresentar um saldo positivo de 4.624 novos postos de trabalho em julho, o mês de agosto confirma a rota de crescimento que Pernambuco caminha na geração empregos com carteira assinada.

*Sócio-diretor da Grow Consulting, Felipe Mançano, que atua no recrutamento de mão de obra e na consultoria para inovação e competitividade das empresas,* destaca que o resultado do Caged em agosto antecipa o pico de geração de novas vagas no último trimestre do ano, período marcado pela alta temporada de empregos.

“Embora o varejo apareça na vitrine com as vagas temporárias, a produção e a logística para a distribuição de produtos são os agentes que fazem o comércio montar a oferta de produtos e elevar os estoques para as vendas. Todos os setores acabam impactados positivamente”, explica o consultor.

A tendência positiva vem se desenhando nos dados oficiais que analisam o comportamento da indústria e do comércio. A produção industrial pernambucana já apresentou, em julho, o terceiro mês de crescimento consecutivo, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE. Já no comércio, a taxa média do varejo do Estado cresceu 18,9% em julho, no comparativo com junho deste ano, ficando em segundo lugar no ranking nordestino e em terceira posição do país na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), também do IBGE.

Tanto que o movimento já se confirma com os dados do trimestre móvel encerrado em agosto, divulgados nesta quarta-feira. De acordo acordo com o Caged, o trimestre formado pelos meses de junho, julho e agosto colocam Pernambuco com saldo positivo de mais de 14.500 empregos formais, o terceiro melhor resultado do Nordeste.

QUEM É FELIPE MANÇANO*

Sócio-diretor da Grow Consulting, Felipe Mançano é formado em Engenharia Elétrica na Unicamp, pós-graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e também é especialista em Liderança Organizacional e Gestão de Pessoas pela Harvard Business School.

Após ampla vivência no mundo corporativo em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de energia, telecomunicações e serviços, decidiu em 2007 desenvolver-se como consultor e headhunter, reforçando suas conexões por todo Nordeste em empresas dos mais variados segmentos da economia e nas mais diferentes culturas organizacionais em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente, está como consultor especialista, mentor e conselheiro de profissionais e organizações.

*Sobre a Grow Consulting*
Fundada em 2015, a Grow Consulting é uma multinacional brasileira focada em recrutamento e seleção especializada. A empresa está presente em quatro estados (São Paulo, Pernambuco, Ceará e Goiás) e também em Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. O grupo é pioneiro no recrutamento invertido, baseado em competências comportamentais, para cargos de média e alta gerência em diversas áreas.

Suas soluções são customizadas a partir dos métodos desenvolvidos pela Harvard Business School, a mais famosa escola de negócios do mundo. Entre as atividades desenvolvidas pela empresa, estão prospecção e gestão da carteira de clientes; assistência em inovação e competitividade empresarial; gerenciamento de indicadores de venda; análise de indicadores e desenvolvimento de ações para impulsionar o resultado comercial; gerência de contratos e processos, dentre outras.