Copergás é destaque nacional em prêmio da revista Época Negócios

A Copergás foi reconhecida como a melhor empresa nacional no grupo “Desempenho Financeiro” do anuário Época Negócios 360° 2020. A publicação da Editora Globo realiza a análise do desempenho das empresas no Brasil e aponta quais são as melhores em diversos setores da economia. A Copergás foi a campeã em Desempenho Financeiro entre as 334 empresas relacionadas como as melhores do anuário.

A publicação, de cobertura nacional, destacou o desempenho da Companhia no exercício de 2019. “Uma coleção de recordes fez de 2019 um ano inesquecível para a Copergás. Entre as marcas produzidas está o maior crescimento anual em número de clientes residenciais já declarados, 7.253. No total, incluído também os segmentos comercial, industrial e veicular, já são quase 45 mil. No automotivo, a empresa chegou ao seu maior volume anual de vendas, com crescimento de 27% em relação a 2018. Tudo somado, resultou no inédito faturamento bruto de R$ 1,55 bilhão, 15% superior ao ano anterior, e lucro líquido de R $ 192 milhões”.

 

A Época Negócios entrevistou o Diretor Administrativo-Financeiro da Copergás, Luciano Guimarães, que falou sobre os resultados obtidos e também sobre a expansão à cidade de Petrolina, por meio do projeto das Redes Locais. “É uma forma de crescer mais rapidamente em locais ainda não atendidos pela rede”, afirmou Luciano.

 

A revista ainda destacou o modelo tradicional de expansão da rede de distribuição do GN pela Copergás. “Em paralelo, prosseguem os investimentos em dutos da forma convencional. Para 2020, a meta é construir 90 km, com investimentos de mais de R$ 60 milhões, quase o dobro do projetado em 2019. Serviço essencial, não parou na quarentena, que acabou até ajudando”.

O anuário é organizado pela Época Negócios em parceria com a Fundação Dom Cabral. As mais de 300 empresas foram avaliadas a partir dos seguintes aspectos: saúde financeira, governança corporativa, capacidade de inovação, visão de futuro, políticas de RH e responsabilidade socioambiental.

Essa é a 9ª edição do anuário, que conta com 30 vencedoras, na pesquisa que dividiu as empresas em 24 setores. Cada empresa foi comparada com suas concorrentes no mesmo setor e também com todas as outras avaliadas, em seis segmentos chamados “dimensões”. O estudo avaliou centenas de associações e o anuário com a pesquisa completa será publicado em 9 de outubro.

A conquista do prêmio da Copergás é fruto da performance financeira da Companhia em 2019. Empresa de economia mista, a Copergás atende 28 municípios no Estado. Com uma rede que ultrapassa os 900 Km de gasodutos em funcionamento, atende a mais de 48 mil clientes, nos setores residencial, comercial, industrial, veicular, termoelétrico e de cogeração de energia. Com uma média de 4,8 milhões de metros cúbicos de gás natural sendo movimentados diariamente.

A distribuidora de gás natural oficial do estado de Pernambuco tem como sócios o Governo do Estado, a Mitsui Gás e Energia do Brasil e a Gaspetro. Com 51% das ações ordinárias, representando 17% do capital total, o Governo de Pernambuco é sócio majoritário. A interiorização e a expansão do acesso ao gás natural em Pernambuco são as prioridades para a Copergás. A Companhia Pernambucana é a quarta maior distribuidora de gás natural do Brasil e a primeira do Nordeste.